Mais de 5 mil pessoas participaram nesta quarta-feira à tarde, da caminhada em comemoração pelo Dia Municipal de Mobilização contra a Dengue.
A manifestação, puxada pela Bamuca, saiu da praça dos 46. Estudantes, profissionais liberais, servidores e população seguiram até a praça Abrantes. Panfletos explicativos sobre o risco de manter água parada em recipientes descobertos, faixas e mosquitos estilizados ajudaram a mostrar a importância da participação de todos na campanha.
O prefeito Luiz Caetano, que fez questão de participar da caminhada, acredita que esse tipo de mobilização reforça o trabalho que a Saúde , com o apoio de toda máquina municipal, vem fazendo no Município.
A campanha ganhou o reforço da PM que cedeu um helicóptero. A aeronave do Grupamento Aéreo está sobrevoando a cidade para observar locais onde há tanques descobertos e possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegipty.
Animada pela Bamuca, a marcha foi considerada um sucesso pela secretária de Saúde do Município, Efigênia Cardoso.
O Dia Municipal de Mobilização começou com palestras em escolas e uma grande limpeza nos bairros Verdes Horizontes, Phoc 3 e Novo horizonte. O mutirão contou com a participação da população, secretários municipais e agentes comunitários e de endemias.
De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, Marcos Nogueira, somente este ano foram distribuídas 1.600 capas de tonéis na sede e orla municipal.
Para que nosso trabalho tenha êxito, a população precisa colaborar e eliminar os focos da doença nas residências, diz Marcos Nogueira. Segundo dados do Ministério da Saúde, de cada dez focos da dengue, oito estão em residências.
A caminhada, coordenada pela Secretaria de Saúde (Sesau), em parceria com as demais secretarias, teve o apoio da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), Defesa Civil, Conselho Municipal de Saúde, Polícia Militar, Anjos do Asfalto, SAMU-192, Superintendência do Trânsito e Transportes (STT), Tiro de Guerra e associações de bairro.
INSPEÇÃO DE IMÓVEIS
As ações de combate à dengue em imóveis fechados ganharam um importante reforço com a parceria do Ministério Público de Camaçari . A Prefeitura vai disponibilizar ao MP, a lista de imóveis do Município que os agentes não conseguem ter acesso.
O Ministério Público deve emitir requerimento judicial autorizando a entrada dos agentes de saúde nos locais. Segundo levantamento da Prefeitura, a orla e a região do Parque das Mangabas são as que concentram o maior número de imóveis fechados.