Caminhada atraiu 2 mil pessoas

Iwwa Agência
Publicado 27/11/2010 02:11:37

Cerca de 2 mil pessoas participaram da 1ª Caminhada em prol da liberdade religiosa de matriz africana de Camaçari.

O trajeto, realizado da praça Desembargador Montenegro até o Centro Administrativo do Município, contou com a presença de um trio elétrico e a participação da banda Nossa Pegada. No final do percurso, houve ainda a apresentação da banda Muzenza.

A caminhada, que aconteceu no final da tarde de sexta-feira (26/11), teve como principais objetivos combater a intolerância religiosa, unir o povo de santo de Camaçari, reafirmar a identidade do grupo e colaborar com a preservação da cultura de matriz africana.

De acordo com a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria da Mulher (Seprom), Ivonete Mota, graças ao trabalho da atual administração, o povo de candomblé tem conquistado espaço na sociedade.

O secretário da Cultura (Secult), Vital Vasconcelos, acredita que a caminhada fortalece a paz entre os diversos segmentos religiosos e combate a intolerância.

Para o representante da Fenacab (Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro), Pai Ivan, a realização do evento mostra a força que o povo de santo tem.

Com seus integrantes vestidos de branco, a caminhada religiosa percorreu diversas ruas do centro de Camaçari regada a banho de pipoca, danças, cantos e muita animação.

Durante a caminhada, o vereador Marcelino Filho (PT) destacou a importância do evento para Camaçari e lembrou que os terreiros da cidade “são Patrimônios do Município”.

O ato foi realizado através de parceria entre a Secult, Fenacab, Rede Kôdia (Rede da Diáspora Africana Organizada), Acbantu (Associação da Cultura Bantu no Brasil) e os terreiros do Município.

Slideshow | 3 fotos

Caminhada atraiu 2 mil pessoas

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.