Caminhada alerta sobre a doença

Iwwa Agência
Publicado 25/03/2014 04:03:39

Durante a 3ª Caminhada de Combate à Tuberculose, a agente comunitária, Delcilene Santos, de 42 anos, afirmou que a iniciativa é uma forma de conscientizar a população e de prevenir uma doença que existe e tem cura.

Realizada na manhã desta terça-feira (25/03), a caminhada saiu da praça Dos 46 em direção à praça Desembargador Montenegro, no Centro, e atraiu cerca de 160 pessoas. 

No percurso, técnicos de enfermagem, enfermeiros, agentes comunitários de saúde entregaram panfletos e informaram à população sobre riscos e a prevenção da doença.

Executado pela Atenção Básica, o programa visa alertar, combater e prevenir a população sobre os sintomas e o tratamento da tuberculose, além de tirar dúvidas sobre a enfermidade.

Atualmente, há cerca de 100 pessoas entre crianças e adultos com a doença em Camaçari. O maior desafio da Sesau (secretaria da Saúde) é fazer com que o usuário termine o tratamento. Muitos iniciam e, ao apresentarem melhoras, não terminam.

Estiveram presentes na 3ª Caminhada de Combate à Tuberculose representantes da Sesau, da Sedel (Secretaria do Esporte e Lazer) e da STT (Superintendência do Trânsito e Transporte), além do vereador Elias Natan (PV), integrantes do Conviver (Centro de Convivência dos Idosos) e representantes da sociedade civil. A inciativa encerrou com um café da manhã.

TUBERCULOSE

A tuberculose é transmitida via gotículas de saliva contendo o agente infeccioso, o que pode ocorrer em ambientes fechados e com pouca ventilação. Dentre os sintomas estão tosse seca e contínua por mais de quatro semanas, cansaço excessivo, palidez, falta de apetite, perda de peso e rouquidão.

Ao apresentar os sintomas, o paciente deve procurar uma das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou USFs (Unidades de Saúde da Família) para fazer o exame e, se necessário, o tratamento, que é gratuito. 

Slideshow | 4 fotos

Caminhada alerta sobre a doença

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.