Caminhada acontece nesta sexta (26)

Iwwa Agência
Publicado 25/11/2010 04:11:32

As comemorações do Novembro Negro em Camaçari prosseguem com diversas atividades e shows no Município. Sexta-feira (26/11), acontece a 1ª Caminhada em prol da Liberdade Religiosa de Matriz Africana, com saída às 15h da Praça Abrantes e chegada no Centro Administrativo.

Durante todo o percurso, um trio elétrico com a banda Nossa Pegada vai animar os participantes. O Bloco Afro Muzenza se apresenta no ponto de chegada da caminhada.

Na ocasião, serão amarrados ojás (panos brancos para demarcar território sagrado) nas árvores espalhadas pelos bairros do Município. O ritual é característico do Candomblé e simboliza a paz. 

Para o membro da comissão organizadora do evento, Márcio Pereira, o ato é importante, pois dá visibilidade aos terreiros e valoriza as religiões de matrizes africanas.

“A caminhada serve para a sociedade entender melhor a nossa crença, além de reivindicar políticas de reparação”, ressalta.   

A expectativa é reunir cerca de sete mil pessoas do Município e de localidades vizinhas. A programação do Novembro Negro termina neste sábado (27/11), com apresentações do Ilê Ayê e Banda Arrasto, às 15h, no bairro Phoc 1.    

O evento é uma iniciativa da Acbantu (Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu), em parceria com o governo do Estado, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), a Câmara Municipal, a Coordenação de Eventos de Camaçari, a Fenacab (Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro), a Rede Kôdya (Comunidades Organizadas da Diáspora Africana) e os terreiros do Município.   

Foto: Arte: Raimir Filho

A 1ª Caminhada termina no Centro Administrativo -

Mais Notícias

Gestora da Seinfra recebe moradores de Barra do Jacuípe

Gestora da Seinfra recebe moradores de Barra do Jacuípe

Seduc forma mais 27 servidores através do Programa Cuidador Educacional

Seduc forma mais 27 servidores através do Programa Cuidador Educaci...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.