Câmeras de segurança reduzem violência

Iwwa Agência
Publicado 06/05/2009 12:05:23

De forma pioneira na Bahia, a Prefeitura de Camaçari implantou um moderno sistema de monitoramento eletrônico. Os equipamentos, instalados em junho de 2008, trazem resultados positivos quanto ao controle da violência. Em determinados casos, o delito foi praticamente extinto.

Nos quatro primeiros meses deste ano, os índices de roubo a transeuntes caíram de 117 para 2 casos, em relação ao mesmo período do ano passado. Os furtos simples também apresentaram queda, passando de 88 para sete e os qualificados reduziram de 26, para 2 casos. Os dados são da Central de Operações do 12º Batalhão da Polícia Militar de Camaçari (BPM).

“Hoje entrevistamos moradores ou vítimas de delitos para traçarmos um perfil do deliquente e, em seguida, começar a investigar. Essa metodologia tem ajudado a polícia a efetuar várias prisões”, informa o tenente-coronel Ivanildo Castro Pereira, comandante do 12º BPM.

Atualmente Camaçari conta com 40 câmeras de segurança, 22 adquiridas pela Prefeitura, através do Plano Municipal de Segurança, mais 18 equipamentos do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), em fase de implantação.

Já foram instaladas dez câmeras do projeto do Governo Federal. A expectativa é de que todos os equipamentos estejam funcionando no final de maio. O Programa Nacional contempla os bairros Phoc 1, 2 e 3. O investimento é de R$ 409 mil.

As câmeras, que monitoram as ruas durante 24 horas, são formadas por rádios transmissores, monitores de plasma de 42 polegadas e computadores – utilizados para armazenar as imagens. O sistema de monitoramento do Pronasci vai trazer mais dezoito rádios transmissores, dois servidores e dois monitores de plasma de 42 polegadas.
As imagens são enviadas, em tempo real, para o 12º Batalhão da Polícia Militar de Camaçari (BPM), no bairro Ponto Certo, onde funciona a Central de Monitoramento.

Os equipamentos registram até 900 metros de distância (com zoom óptico de 35 vezes e digital de 10 vezes) e podem rodar, na horizontal, até 360 graus, e na vertical, 180 graus. As câmeras são instaladas em postes, junto com um rádio transmissor, a uma altura de sete metros. Todas são protegidas por caixas anti-vandalismo.

O sistema de monitoramento passa por manutenção preventiva a cada dois meses. As corretivas acontecem quando a Coordenadoria Central de Tecnologia e Gestão da Informação (CCTGI) municipal, órgão responsável pelo funcionamento dos aparelhos, aciona as empresas responsáveis pela instalação.

Foto: Martina Silva

Sistema de monitoramento já conta com 40 câmeras -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª dose para a terça (28/9) devem antecipar a vacina

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª d...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.