Camaçari deu o pontapé inicial para a consolidação da Cidade Técnico-Universitária, com a construção da nova sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), antigo Cefet.
O projeto é considerado um marco para o desenvolvimento intelectual e cultural de milhares de jovens de Camaçari, que depois de 17 anos, terão um centro de referência no ensino técnico profissionalizante.
A obra, que será entregue em junho de 2010, simboliza um importante salto de qualidade, econômico e social para o Município, que vem crescendo e se transformando através de investimentos em todas as áreas.
Emocionado, o prefeito Luiz Caetano lançou na manhã deste sábado (12.09), a pedra fundamental das futuras instalações do IFBA. A nova escola funcionará no Espaço Alfa, após o Hospital Geral. Segundo ele um lugar considerado vetor de expansão da Camaçari do futuro.
A diretora do IFBA, Aurina Oliveira Santana disse que estava muito feliz porque a nova sede representa maior desenvolvimento e oportunidade para os jovens do Município, que poderão se qualificar se manter e trabalhar na própria cidade, sem precisar se deslocar para Salvador. Segundo ela o número de cursos será ampliado, a exemplo da criação da Licenciatura na área de informática.
A notícia agradou o grupo de alunos da unidade que foram participar da solenidade. Ian Tales, 17 anos, Lucas Almeida, 14 anos e Taile Guerreiro, 16 anos fazem curso técnico de informática e comemoravam o novo espaço, que na opinião deles proporcionará condições para uma melhor qualidade de ensino e aprendizado.
Para o secretário de Educação, Luis Valter Lima as instituições que já existem, a exemplo da Uneb, Famec, e a expectativa da vinda da Unime e Facs para a cidade abrem uma perspectiva maravilhosa para que o ensino superior seja feito de forma integrada, abrangente e sem a necessidade de se buscar espaços para os jovens fora do Município.
Estrutura
O IFBA será construído em uma área de 6.200 metros quadrados e vai contar com sete salas de aula, 12 laboratórios (informática, química, física, biologia, elétrica e desenho técnico), auditório com capacidade para 124 pessoas, biblioteca, sala de videoconferência, restaurante e lanchonete. Os estudantes também terão garantidos atendimentos médico e odontológico.

Prefeito Caetano preside solenidade de início das obras -