Acompanhado de secretários, o prefeito Luiz Caetano visitou nesta segunda-feira (19/04) o trabalho de recuperação e reconstrução das pontes dos bairros da Gleba B, Gleba C e da rua dos Telégrafos. Caetano conferiu de perto o andamento dos trabalhos, conversou com os moradores e com a equipe responsável pela execução das obras.
A construção e recuperação das pontes representam um investimento de mais de 4 milhões e vai trazer mais segurança e comodidade à população. As pontes em Camaçari estão passando por um processo de transformação imediata, a prioridade agora é a recuperação da ponte da Radial C e da rua dos Telégrafos, além da reconstrução total da ponte da Radial B, disse Caetano.
As obras das pontes da Radial C e da rua dos Telégrafos (pontes estratégicas de acesso) estão a todo vapor, com previsão de conclusão e liberação total do trânsitono em no máximo 15 dias. Já a ponte localizada na Radial B, que será totalmente reconstruída, aguarda apenas processo licitatório para dar início aos trabalhos.
O projeto, elaborado pelo arquiteto Gionísio Caribé, prevê a construção das pontes em modernas estruturas de aço e concreto. A idéia é oferecer a população pontes mais seguras. A nova estrutura será construída com vigas pré-moldadas de concreto mais resistentes e mais altas. Mesmo com chuvas mais fortes, não haverá prejuízos à população, explica o arquiteto.
De acordo com o subsecretário de Desenvolvimento Urbano, Everaldo Siqueira, as equipes estão trabalhando nos três turnos para agilizar as obras. O secretário anunciou ainda a construção de uma nova ponte que ligará o estacionamento da rua da feira a rua dos Telégrafos.
Existe também um planejamento da Prefeitura para que sejam substituídas todas as pontes antigas de Camaçari. Estamos trabalhando de forma intensa e rigorosa nesse projeto, explica Caetano. O prefeito ainda salientou o intenso trabalho de prevenção realizado pelo Município, o que minimizou os efeitos da chuva, comum nesta época do ano.
A visita do prefeito e a agilidade dos procedimentos representaram um alívio para a dona de casa Ivonice Carvalho, que mora há cinco anos na Radial C. Ela acredita que com a nova ponte a comunidade ficará mais segura. A ponte será mais alta e reforçada. Isso tranqüiliza a população durante o período das chuvas. A antiga estrutura das pontes foi comprometida pelas fortes chuvas que caíram durante uma semana no Município.