A Secretaria da Saúde (Sesau) já conseguiu vacinar 13.540 pessoas contra a febre amarela em Camaçari, por meio da atualização do calendário do cartão de vacinação e das ações de bloqueio contra o vírus da doença, que está sendo realizado em diversas localidades do município.
O secretário da Saúde, Elias Natan, garante que o governo municipal está empenhado no combate à doença. “Graças aos trabalhos desenvolvidos pela Sesau não tivemos nenhum caso de febre amarela humana em Camaçari. Pedimos também o apoio da população, eliminando em suas casas todos os possíveis focos de proliferação do mosquito transmissor do vírus”.
Além da atualização do calendário vacinal, a Sesau tem realizado um trabalho intenso de bloqueio contra o vírus em todas as localidades onde foram encontrados macacos mortos. “No início estávamos fazendo o bloqueio apenas nos locais onde o teste dos animais tinha resultado positivo para o vírus. Contudo, como os resultados têm demorado um pouco, estamos saindo na frente e onde estamos encontrando os animais mortos temos feito o trabalho de bloqueio”, explica a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde (DEVISA) de Camaçari.
Até o momento, as ações de bloqueio ao vírus através de vacinação, pulverização de inseticida, com mecanismo de bomba costal e da visitação nos domicílios eliminando focos de proliferação do mosquito foram realizadas em Monte Gordo, Arembepe, Barra do Jacuípe, Guarajuba e Jauá, na orla de Camaçari, além dos bairros Santo Antônio, Ponto Certo, Gleba C e Dos 46, na sede, e em Cordoaria e Sucupira, na zona rural.

A ação está sendo realizada em diversas localidades do município -