Os agentes de combate às endemias que passaram no concurso público realizado no Município em 2008 começaram nesta segunda-feira (05.10) as aulas do curso introdutório para trabalhar nos programas de controle à dengue do CCZ (Centro de Controle de Zoonose), da Secretaria da Saúde (Sesau).
A capacitação terá 40 horas e acontece até sexta-feira (09/10), na Famec (Faculdade Metropolitana de Camaçari), nos turnos matutino e vespertino.
A estudante de enfermagem Danielle Santos Ferreira não vê a hora de começar a atuar. Para ela, o curso é essencial para o trabalho que vai realizar no Município, porque agrega conhecimento e é específico para a área, dando condições de crescimento profissional.
De acordo com o palestrante Wilson Lopes, técnico da 1ª Dires (Diretoria Regional de Saúde do Estado), os profissionais aprenderão a desenvolver habilidades para conhecer as potencialidades da comunidade e os problemas e as soluções para a saúde na cidade.
Na opinião dele, os cursos introdutórios são significativos para impedir as endemias e humanizar o profissional no território, interagindo com a comunidade atendida, através das visitas domiciliares.
Segundo Vânia Santos, educadora em saúde do CCZ, o curso faz parte do processo de seleção dos agentes que vão passar por uma avaliação processual e por uma prova no final da capacitação. Os aprovados farão uma capacitação de formação específica, com carga horária de 80 horas, para começar a atuar no programa municipal de combate à dengue.

A estudante de enfermagem Danielle Santos está anciosa -