Camaçari terá seis UPAs

Iwwa Agência
Publicado 02/12/2014 05:12:05

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Gleba A/Gravatá, que a Prefeitura inaugura neste sábado (06/12), vai reforçar o sistema de saúde pública. A unidade de saúde será a sexta da rede municipal a oferecer atendimento 24 horas.

Atualmente, o Município oferece atendimento 24h nas UPAs Nova Aliança, Irmã Dulce, Monte Gordo, Vila de Abrantes e Arembepe localizadas nos bairros Phoc II e Gleba B, na sede, e nas localidades de Monte Gordo, Vila de Abrantes e Arembepe. A nova UPA de Arembepe será inaugurada no primeiro trimestre do próximo ano.

A nova UPA, localizada entre os bairros Gleba A/Gravatá, será referência no atendimento de urgência na sede de Camaçari, por ser a única do tipo 2 na cidade, ou seja, ter capacidade para abranger uma área populacional de até 200 mil habitantes e atender até 300 pacientes por dia.

A comunidade vai dispor de serviços diferenciados na nova UPA. Dentre eles, o acolhimento com classificação, situação em que o paciente será avaliado e o atendimento levará em consideração aspectos como tempo de espera e grau de complexidade. Outro diferencial é o laboratório com resultado dos exames em 24h e a sala de gesso.

VILA DE ABRANTES

Para melhorar a qualidade de atendimento e ampliar a estrutura e o conforto oferecido à população, a Prefeitura vai construir com recursos próprios a nova sede do PA (Pronto Atendimento) de Vila de Abrantes.

A estrutura do novo PA será erguida ao lado da UBS (Unidade Básica de Saúde) e terá capacidade para atender 150 pessoas por dia. Atualmente, o atendimento acontece em um prédio alugado. A previsão é de que as obras do novo espaço comecem no primeiro trimestre de 2015.

AREMBEPE

Ainda no primeiro trimestre, a Prefeitura entrega a nova UPA de Arembepe. A unidade foi construída no terreno ao lado da UBS (undade Básica de Saúde). Atualmente, o atendimento 24 horas é ofertado no mesmo prédio da UBS, porém, com estrutura independente.

A UPA de Arembepe será de tipo 1, com capacidade para abranger uma área com até 100 mil habitantes e atender diariamente 150 pessoas. A unidade vai dispor de nove leitos, dois médicos, dois enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem e uma equipe de apoio.

Foto: Aristeu Chagas

UPA do Gleba A/Gravatá inaugura neste sábado -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.