Camaçari terá 95% de cobertura com esgotamento sanitário até final 2010. A garantia é do projetista, Ivan Paiva, do Consórcio Ebisa/Sertenge, empresa responsável pelas obras de esgotamento na sede do Município.
Os números foram apresentados na manhã desta quarta-feira (04/03), durante reunião com presidentes e representantes de associações de moradores de Camaçari, no auditório do Gabinete do Prefeito.
A intenção é esclarecer à comunidade sobre os benefícios da obra. As intervenções de saneamento básico promovem melhorias na qualidade de vida, gera mais saúde e preserva o meio ambiente.
A Prefeitura quer minimizar os impactos causados pela execução da obra como o excesso de poeira, dificuldade de acesso à residência e em alguns casos a impossibilidade de usar a água encanada durante o processo de colocação dos dutos.
De acordo com o Subsecretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Everaldo Siqueira, se as ruas não forem pavimentadas, o serviço de ampliação da rede será paralisado para que o calçamento seja concluído e não gere mais transtornos à população. Até o momento 35% das obras de esgotamento da sede já foram executadas.
Na orla, o processo está mais adiantado, com 82% das intervenções concluídas. No distrito de Monte Gordo já está em andamento a construção de 19 elevatórias e da estação de tratamento, previstas para inaugurar em novembro.
CADASTRO
Os presidentes de associações devem atualizar os cadastros junto à Sedur, ou através do telefone (71) 3621-6867. A iniciativa permite a participação de um maior número de entidades representativas durante as reuniões.
Atualmente, existem 165 associações cadastradas, no entanto, quase 50% estão com dados desatualizados.
Participaram da reunião, técnicos das secretarias de Infra-estrutura, de Desenvolvimento Urbano, e da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento).

Técnicos e dirigentes de associações participam da reunião -