Camaçari supera pontuação do IDEB

Iwwa Agência
Publicado 06/07/2010 04:07:56

O trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc) de Camaçari tem mostrado bons resultados. Prova disso é a progressão no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que em 2009 superou os índices obtidos na Bahia e no Nordeste, assim como a meta municipal estipulada para 2011.

As médias obtidas pelo ensino público em Camaçari nas séries iniciais passaram de 2,5 pontos em 2005, para 2,9 em 2007 e 3,8 em 2009, enquanto que as séries finais apresentaram médias de 2,2, 2,6 e 3,3, respectivamente.

Um detalhe importante é que os índices apresentados em 2009 superam a meta estipulada para 2011, de 3,6 pontos para as séries iniciais e 2,9 para as finais, e ficam apenas 0,1 ponto abaixo da projeção para 2013.

Em 2009, Camaçari foi destaque também em relação ao estado e a região nordeste. Enquanto a Bahia apresentou média de 3,2 nas séries iniciais e 2,8 nas finais, e o Nordeste obteve pontuação de 3,7 e 3,0, respectivamente, O Município alcançou a média de 3,8 e 3,3 pontos.

A expectativa da Prefeitura é atingir, em 2011, 4,5 pontos nas séries iniciais e 4,1 nas finais, antecipando assim a projeção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para 2017.

De acordo com o secretário da Educação de Camaçari, Valter Lima, a melhoria dos índices do Município é resultado de uma série de medidas adotadas na atual administração em prol de uma educação de qualidade.

Dentre as ações desenvolvidas estão a contratação de professores qualificados, capacitação profissional, acompanhamento sistemático das ações e avaliações nas unidades de ensino, implantação de projetos voltados para a melhoria do aprendizado, a busca por alternativas pedagógicas que proporcionem ambientes de aprendizado diferenciados e desperte, ainda mais, o interesse dos alunos, além da adequação das estruturas das unidades.

O Ideb é medido a partir da avaliação feita a cada dois anos pelo Inep. O índice leva em consideração a taxa de rendimento escolar, obtido através do Censo Escolar e das médias de desempenho avaliadas no Prova Brasil.

O resultado do Ideb 2009 foi divulgado no dia 01 de julho pelo Ministério da Educação e Inep. A média nacional foi de 4,6 pontos nas séries iniciais e 4,0 pontos nas finais.

 DESTAQUES

A escola Arthur de Almeida Couto foi o destaque com a maior média obtida no município nas séries iniciais, de 5,5 pontos, superando em 1,3 pontos a meta projetada para a unidade em 2009.

Já a escola Municipal Alberto Ferreira Brandão superou em 1,8 pontos a projeção para o último ano, ao alcançar 4,8 pontos na média do Ideb.

No âmbito das avaliações das séries finais, o destaque é para o colégio São Thomaz de Cantuária, com a maior pontuação, média 4. A projeção para o São Thomaz era de 2,5 pontos.   

Já o Centro de Educação Municipal de Camaçari (CEMC) obteve média 3,8, superando a projeção do Ideb, que era de 2,1 para o ano de 2009.

Slideshow | 4 fotos

Camaçari supera pontuação do IDEB

Mais Notícias

Horto florestal foi palco para o movimento Eco Dança

Horto florestal foi palco para o movimento Eco Dança

Por meio de parceria, Sejuv promove curso de criação de games

Por meio de parceria, Sejuv promove curso de criação de games

Estacionamento do Centro Comercial fica interditado até dia 28/9

Estacionamento do Centro Comercial fica interditado até dia 28/9

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us