Camaçari seleciona para campeonato de robótica

ASCOM BOT
Publicado 27/11/2008 10:11:25

Única cidade baiana a ministrar aulas de robótica em todos os níveis da rede municipal, Camaçari realiza nesta quinta-feira (27/11), na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, a etapa local do First Lego League (FLL), campeonato de robótica. Os vencedores representam a cidade na etapa nacional em 2009.

Alunos de 19 escolas da rede municipal participam da competição deste ano que tem como tema é Conexões Climáticas.

O objetivo é avaliar o desempenho dos estudantes e estimular a ciência e a tecnologia para jovens entre a 5ª e 8ª série. Competição integra a 2ª Mostra Pedagógica E7 em Cena.

Utilizando as peças do Lego, em conjunto com outros elementos, tais como sensores, motores e engrenagens, os estudantes experimentam princípios de engenharia e programação de computadores. “Além de incentivar o aprendizado e a criatividade, o campeonato ainda ajuda a avaliar o ensino do Município”, diz o professor de Matemática do Centro Educacional São Thomaz de Cantuária e representante do Município no Sulamericano de 2007, Élson Carvalho.

O 2º Campeonato Municipal conta com duas etapas. Na primeira, os estudantes realizam pesquisa referente ao tema e na segunda, considerada das missões, fazem a tarefa surpresa. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), conta com a parceria da Lego Educacion.

Para a coordenadora pedagógica da Seduc, Claúdia Truppel, o campeonato desenvolve o trabalho em equipe e a troca de experiência. A robótica é parte dos sete eixos da política pedagógica do Município, que inclui ainda informática, educação inclusiva, esporte, educação ambiental, arte educação e ciências experimentais.

Participam alunos do Marquês de Abrantes, São Thomaz de Cantuária, Normal de Camaçari, Cosme de Farias, Sônia Regina, CEMC (Centro de Educação Municipal de Camaçari), Lídia Coelho, Laurita Ribeiro, Denise Tavares, Parque Verde, Maria Quitéria, Luis Rogério, Felix Joaquim, Helena de Magalhães, Ilay Garcia Ellery, Yolanda Pires, Alberto Ferreira, Barra de Jacuipe e Catu de Abrantes.

ROBÓTICA
Implantada em 2006, a robótica beneficia hoje os cerca de 50 mil alunos da rede municipal. O bom desempenho e reconhecimento do trabalho desenvolvido têm vindo com a participação dos estudantes em competições nacionais.

Em agosto, a equipe do Centro Educacional Lídia Coelho de Arembepe representou o Município durante o Campeonato Nacional de Robótica. “Queremos repetir os resultados alcançados em São Paulo”, declara a estudante da 8ª série, Marilena Mattos.

Slideshow | 3 fotos

Camaçari seleciona para campeonato de robótica

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de Janeiro de 2021

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.