Camaçari segue com a oferta de leitos de UTI para casos da Covid-19

ASCOM
Publicado 02/12/2020 05:12:32

Com base em estudos do cenário epidemiológico atual, levando em consideração a evolução do coronavírus desde o início da pandemia na cidade, a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari, por meio da Vigilância à Saúde, apresentou um parecer no qual os 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid da Santa Helena atendem a demanda atual de nossa cidade, que diminuiu, e no momento possui 160 casos ativos da doença, conforme o Boletim Epidemiológico desta quarta-feira (2/12).

Diante da avaliação técnica, os centros Intensivo e Intermediário de enfrentamento à Covid-19 de Camaçari foram desativados no último dia 1º de dezembro. No entanto, o secretário da Saúde, Luiz Duplat, informa que havendo a necessidade futura, os centros poderão ser reativados. Atualmente, a prefeitura mantém a contratação dos 10 leitos de UTI.

A Sesau explica que a ocupação de leitos UTI Covid tem sido bastante variável desde o início da pandemia. “Hoje estamos com os 10 leitos ocupados, mas dois serão liberados hoje e com novas altas previstas até sexta-feira. E no momento não temos nenhum paciente na espera de UTI. Isso mostra que atualmente os 10 leitos são suficientes. Mas, havendo a necessidade iremos reativar o Centro Intensivo, com certeza”, afirma Duplat.

Camaçari ainda manteve os hospitais de campanha abertos por quase dois meses após o fechamento dos hospitais de campanha de Salvador, mantidos pelo Estado ou pela prefeitura da capital. “No momento, precisamos intensificar as medidas preventivas. Essa é a principal arma contra a Covid-19. A UTI é o último recurso quando a medida preventiva não teve êxito ou não seguimos a mesma”, finaliza o gestor da Sesau.

Mais Notícias

Nota de Pesar

Nota de Pesar

Falta de energia afeta atendimento da Defesa Civil pelo 199

Falta de energia afeta atendimento da Defesa Civil pelo 199

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 21 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 21 de Janeiro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.