O prefeito Luiz Caetano recebeu, nesta quarta-feira (21/12), o diretor-presidente do Centro de Negócios Brasil Angola (CNBA), Flávio Almeida, para discutir a possibilidade de cooperação entre Camaçari e o país africano nos setores da indústria e cultura. Na ocasião, o gestor municipal agendou com o líder da África a realização do 3° Fórum Internacional Brasil Angola em Camaçari, na segunda quinzena de março de 2012.
Na Fórum serão apresentadas as oportunidades de implantação de negócios no país e os incentivos do governo angolano. A exposição será feita por representantes do Ministério Geologia e Minas e da Indústria e o Ministério do Urbanismo e Construção de Angola.
Durante o encontro foi apresentado ao prefeito protocolos de intenção nas áreas do desenvolvimento social e comercial. Entre os destaques estão a instalação de um Complexo de Inclusão Social em Angola, similar a Cidade do Saber, e a implantação do modelo de gestão das empresas do Polo Industrial de Camaçari, como o Cofic (Comitê de Fomento da Indústria de Camaçari).
De acordo com o diretor-presidente do CNBA, os protocolos de intenção são resultado da visita que o ministro da Geologia e Minas e da Indústria de Angola, Kiala Ngone Gabriel, fez ao Município em maio de 2010. “O ministro ficou motivado com a estrutura organizacional do Polo Industrial e com a Cidade do Saber, importante equipamento de inclusão social de Camaçari”.
O governo angolano tem também como proposta a implantação de Polos Industriais, com finalidade de atrair investidores brasileiros de pequeno e médio porte para a instalação de empresas naquele país. Existe a possibilidade ainda de incentivo para instalação de uma planta fabril.
Participaram do encontro o secretário de Relações Internacionais de Camaçari, Raimundo Blumetti, e o coordenador do Cajuc (Centro de Assistência Judiciária e Cidadania) do Município, Augusto de Paula, que organizarão, juntamente com o diretor-presidente do CNBA, o 3° Fórum Internacional Brasil Angola em Camaçari.

Os gestores discutiram o fórum e outras parcerias -