Camaçari sedia seminário sobre Educação Ambiental

Iwwa Agência
Publicado 11/05/2009 01:05:41

Termina nesta terça-feira (12/05), o 25º e último Seminário de Consulta Pública da minuta do Projeto de Lei de Educação Ambiental do Estado.

O evento foi aberto nesta segunda-feira (11/05), na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro.

A etapa da Região Metropolitana contempla as cidades de Camaçari, Salvador, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Simões Filho, Vera Cruz e Salinas da Margarida.

O prefeito Luiz Caetano disse estar muito orgulhoso em receber um evento tão importante como este no Município. Camaçari é uma cidade de grande visibilidade, pois possui 42 quilômetros de orla e abriga três APAs (Área de Proteção Ambiental) com mangues e dunas.

Caetano falou que a Prefeitura tem se preocupado com as questões ambientais e que Camaçari realiza diversas iniciativas neste sentido, como o reflorestamento do Morro da Manteiga, a recuperação do cinturão verde do Complexo Industrial e o plantio de mais de 10 mil árvores na cidade.

De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Juliano Matos, a implementação do projeto de lei é muito importante para normatizar e integrar as ações de educação ambiental na Bahia. Ele disse que a sociedade civil tem de se empenhar cada vez mais e cobrar do Estado as ações necessárias de proteção ao meio ambiente.

A idéia de criar uma lei para implantar a Educação Ambiental no Estado surgiu da CEIA (Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado da Bahia) e os debates serviram para fortalecer e amadurecer o projeto.

Segundo o superintendente de Políticas para a Sustentabilidade, Eduardo Mattedi, a minuta agora volta para a CEIA, em seguida será encaminhada para a Casa Civil do Estado. Na seqüência, o projeto de Lei vai para a Assembleia Legislativa da Bahia.

Com a implantação, os projetos de educação ambiental serão inseridos na educação formal através das secretarias de Educação, e na informal pelas secretarias de Meio Ambiente. No Brasil, é a Lei Federal nº 9.795, de 1999, que cria a Política Nacional de Educação Ambiental.

Estiveram presentes na abertura do evento, a presidente da Câmara de Vereadores de Camaçari, Luiza Maia, e os secretários de Desenvolvimento Urbano (Sedur), José Cupertino, e de Cultura (Secult), Vital Vasconcelos.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O evento vai discutir o conceito de educação ambiental, educomunicação, mecanismos a serem desenvolvidos, diagnósticos e conflitos dos potenciais dos municípios envolvidos.

Educação ambiental é o processo por meio dos quais as pessoas constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.

Foto: Carol Garcia

Encontro foi aberto pelo prefeito Luiz Caetano -

Mais Notícias

Seduc realiza encontro com famílias de estudantes atendidos com cuidadores

Seduc realiza encontro com famílias de estudantes atendidos com cui...

Seduc inicia oferta de Oficina de Libras nas escolas municipais onde há alunos surdos

Seduc inicia oferta de Oficina de Libras nas escolas municipais ond...

Operação Semáforo da STT é aprovada pela população  

Operação Semáforo da STT é aprovada pela população  

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.