Camaçari sedia plenária do Fórum Lixo e Cidadania

Iwwa Agência
Publicado 14/05/2010 04:05:36

Camaçari foi palco da plenária Fórum do Lixo e Cidadania da Bahia. A iniciativa tem o objetivo de discutir ações para preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da população envolvida com a catação do lixo. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (14/05) na Cidade do Saber.

Na ocasião, foi discutido o fortalecimento dos empreendimentos de catadores e a identificação da demanda, as leis estadual e nacional da Política de Resíduos Sólidos e a ampliação e interiorização do fórum.

O presidente da Limpec, Domingos Barbosa, acredita que a criação do Fórum do Lixo e Cidadania é de grande importância para a comunidade, pois esclarece sobre a coleta de resíduos sólidos e conscientiza a população.

O fórum estadual, criado em 2001, realiza plenária todos os meses em locais diferentes. A convite da Limpec, o encontro aconteceu este mês em Camaçari.

O evento foi mediado pela coordenadora executiva do Fórum, Fátima Espinheira, e contou com as participações de diversas associações de catadores do Estado, Limpec, Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) de Camaçari, Instituto Federal da Bahia (IFBA), Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), entre outros.

FÓRUM NACIONAL
O Fórum Nacional do Lixo e Cidadania nasceu a partir de uma denúncia feita à Unicef, que informava a existência de crianças e adultos que viviam nos lixões e comiam sobras de alimentos. Uma grande campanha teve início e resultou, em 1999, na criação do fórum.

A meta do fórum é erradicar os lixões e implantar planos de gerenciamento de resíduos sólidos, que incorporem o trabalho do catador profissional, não dando margem ao trabalho de crianças que deverão ser reintegradas ao sistema educacional.

Foto: Carol Garcia

Fórum Lixo e Cidadania foi realizado na Cidade do Saber -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para as três doses

Vacinação contra Covid segue para as três doses

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de setembro de 2021

Seduc inicia 6ª etapa da entrega do Vale Merenda dia 29 de setembro

Seduc inicia 6ª etapa da entrega do Vale Merenda dia 29 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.