Camaçari sedia etapa regional

Iwwa Agência
Publicado 08/11/2013 06:11:55

Até o domingo (10/11), Camaçari sedia a Etapa Regional Nordeste 2013, do projeto Baja SAE Brasil. Esta é a oitava vez consecutiva que o Município recebe o evento executado na região pela Ford Motor Company Camaçari, com apoio da Prefeitura.

Dividido nas etapas Sul, Sudeste e Nordeste, a iniciativa consiste em uma competição que envolve estudantes de diversas áreas da engenharia, entre elas, mecânica, automobilística e de produção, para o desenvolvimento do projeto de um veículo modelo Off Road, desde a concepção até a construção.

De acordo com o engenheiro de produto da Ford, Rodolfo Rodrigues, o Baja SAE Brasil tem a intenção de proporcionar aos alunos a prática de conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Os alunos devem criar o projeto de um veículo comercial e posteriormente vendê-lo, caso algum fabricante se interesse”, explicou.

Na manhã desta sexta-feira (08/11), 270 estudantes de 16 universidades, divididos em 18 equipes de oito estados do Nordeste, participaram da primeira prova de apresentação do projeto. A Bahia está sendo representada pela UFBA (Universidade Federal da Bahia).

Domingo (09/11), as equipes serão avaliadas com os testes de segurança do veículo, através das análises de itens como suspensão e manobrabilidade. As duas primeiras fases acontecem na Casa do Trabalho.

No mesmo dia acontece a prova final, às 8h, com a etapa de arrancada. Às 10h será iniciado um enduro com duração de três horas. Na ocasião, será testada a resistência dos veículos projetados pelos estudantes e que contam com motor de 10 cavalos de potência. As duas provas serão realizadas em um terreno ao lado do Estádio Armando Oliveira.

Vence a equipe em que o carro realize o maior número de voltas durante o intervalo de tempo estabelecido, associado à somatória de pontos obtidos nas duas fases anteriores.

Além de vários prêmios a equipe vencedora participará da etapa nacional, em março de 2014, em São Paulo. 

 

Foto: Marcos Paulo

Apresentação do projeto Baja SAE Brasil -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de outubro de 2021

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (25) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (25) em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.