Camaçari sedia encontro sobre doença falciforme

Iwwa Agência
Publicado 04/06/2009 01:06:59

Representantes de 15 estados brasileiros participam nesta sexta-feira (05/06), em Camaçari, do 1º Encontro Nacional da Doença Falciforme na Atenção Básica.

A abertura acontece às 8h, no teatro da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro. O prefeito Luiz Caetano e representantes do Ministério da Saúde participam da solenidade.

Doença falciforme e linha de cuidado em doença falciforme; Organização da rede de assistência; Apresentação de experiências de Municípios não capitais e Desafios para atenção básica em doença falciforme são os temas que vão guiar as discussões durante o encontro.

No final será feito um Manual de Atenção Básica em Doença Falciforme que vai servir como base para todo o Brasil no trabalho de busca pela melhoria da qualidade de vida das pessoas com anemia falciforme.

A secretária da Saúde de Camaçari, Efigênia Cardoso, e as responsáveis pelo programa de Salvador, Maria Cândida Queiroz, do Estado, Nívea Moreira, e do Ministério da Saúde, Silma Melo coordenam as mesas redondas.

O 1º Encontro Nacional da Doença Falciforme na Atenção Básica vai contar também com as presenças da coordenadora da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme, Joice Aragão e o assessor do Programa Nacional de Doença Falciforme, o hematologista Paulo Ivo Cortez.

No sábado (06/06), os interessados visitam as instalações da Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme), primeira estrutura de apoio às pessoas com anemia falciforme instalada no Nordeste.

Implantada pela Prefeitura de Camaçari, a unidade funciona no Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar) e é responsável pelo atendimento de, aproximadamente, 300 pessoas de Camaçari.

Foto: Agnaldo Silva

Unidade especializada é a primeira do Nordeste -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.