Vigilantes de todo o país participam nesta sexta-feira (11/12), na Casa do Trabalho, em Camaçari, da 9ª Conferência Nacional da categoria. Na pauta de discussões estão os rumos da segurança privada no Brasil, a campanha salarial de 2010, a inclusão do abono de periculosidade nos salários e a aposentadoria especial.
Para o diretor do Sindicato dos Vigilantes de Camaçari e Região Metropolitana (Sindmetropolitano), Gilmar dos Santos, o encontro é uma demonstração de quanto o Município está estruturado para receber eventos deste porte. O diretor disse que ainda estão sendo esperados para o encontro que terá sua segunda etapa, neste sábado, em Salvador, líderes sindicais do Panamá, Chile e Espanha.
Durante o encontro que reuniu cerca de 150 lideranças de todo país, o presidente da Confederação Nacional dos Vigilantes, José Boaventura, defendeu a necessidade da profissionalização da profissão. Segundo ele, os trabalhadores do setor não podem ser apenas meros terceirizados. O presidente disse ainda que a segurança privada é essencial na vida das pessoas.
De acordo com Boaventura, a substituição dos profissionais de vigilância por equipamentos eletrônicos de segurança é um grande erro. Para ele, é necessário aliar o trabalho dos vigilantes com a tecnologia. Defendeu também uma entrada específica nas agências bancárias para os vigilantes que fazem o abastecimento de dinheiro, através de Carro Forte.

Cerca de 150 diriigentes de todo país participam do encontro -