Mais uma vez o Município de Camaçari vai sediar a Etapa Norte/Nordeste da competição Baja SAE Brasil. O evento é gratuito e acontece na sexta-feira (04/11) até domingo (06/11) com a participação de 250 universitários representantes de nove cidades do Norte, Nordeste e do Centro-Oeste.
No primeiro dia acontecem as apresentações orais dos projetos do Baja, das 8h às 16h, no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). No sábado (05/11), das 7h às 18h, ocorrem as avaliações de segurança, conforto e motor, além das provas que envolvem estática e dinâmicas e, no domingo, os universitários participam da última prova e a mais esperada, o enduro de resistência previsto para acontecer das 8h às 12h, ambas etapas acontecem no Estádio Armando Oliveira. Na sequência acontece a premiação.
A Bahia conta com quatro equipes inscritas. A da UFBA (Universidade Federal da Bahia), da Estácio FIB, da UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco) e da Unifacs (Universidade Salvador).
Todas as 17 equipes participantes vão submeter os carros a provas estáticas e dinâmicas supervisionadas por engenheiros da indústria da mobilidade que atuam como juízes. Os estudantes representam as cidades de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, além do Pará e Distrito Federal.
Recebem o nome de Baja SAE, os veículos-protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP. Os carros são projetados e construídos pelos estudantes dentro das instituições de ensino.
A competição conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Sedel (Secretaria do Esporte e Lazer), da Seinfra (Secretaria da Infraestrutura) e da Sesau (Secretaria da Saúde).
Etapa Norte/Nordeste do Baja SAE Brasil começa na sexta -