Camaçari sedia 26ª Conferência Territorial

Iwwa Agência
Publicado 20/10/2011 05:10:47

“É um orgulho para Camaçari sediar a 26ª etapa da Conferência Territorial da Juventude”, disse o prefeito Luiz Caetano, na manhã desta quinta-feira (20/10), durante a abertura do evento, que reuniu jovens do Município e de mais 11 cidades da Região Metropolitana.

Ainda segundo o prefeito, “é na juventude que se tem consciência da garantia dos direitos e do reconhecimento dos deveres, e, sobretudo, é quando se inicia as lutas por um espaço mais democrático e igualitário”, falou ao relembrar emocionado da sua trajetória política, que teve início em movimentos estudantis.

Durante o evento, o secretário das Relações Institucionais, Ademar Delgado, lembrou que a atual gestão foi a primeira a abrir espaço para os jovens debaterem as demandas relacionadas à juventude.

De acordo com o secretário estadual de Relações Institucionais, Paulo Cézar Lisboa, um dos fatores do Município ter sido escolhido para sediar o encontro é “a presença atuante da juventude de Camaçari, que têm gerado avanços significativos na criação de políticas públicas para os jovens”.

O encontro, realizado no Teatro da Cidade do Saber, contou com as presenças do coordenador de Políticas para a Juventude, Vladimir Costa Pinheiro, do presidente do Conselho Estadual de Juventude, Juremar de Oliveira, dos representantes da comissão organizadora estadual, Uri Menezes e Marília Nascimento.

Estiveram presentes também os secretários municipais do Esporte e Lazer, Ademar Lopes, da Educação, Luiz Valter de Lima, da Cidadania e Inclusão, Carlos Silveira, e os vereadores Margarida Galvão (PT) e José Marcelino (PT).

CONFERÊNCIA

A abertura do evento foi marcada por uma apresentação teatral, cujo tema foi Construir direitos, desenvolver o Brasil e a Bahia, e pela apresentação musical dos alunos da oficina de Hip Hop da Casa da Criança e do Adolescente.

Esta foi a última etapa territorial das conferências e teve como temas centrais dos debates A participação da Juventude no Desenvolvimento Estadual e Nacional, o Plano Nacional e Estadual de Juventude para os anos 2011 a 2015 e a Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude.

A partir daí, serão definidas e apontadas propostas para cada localidade, que serão apresentadas durante a 2ª Conferência Estadual de Juventude, realizada entre os dias 28 e 30 de outubro, em Salvador.

Para tanto, a plenária foi dividida em grupos de trabalho que discutiram 10 eixos temáticos para a criação de políticas públicas, como educação, trabalho, saúde, desporto, cidadania, desenvolvimento, além de diversidade indígena e rural, preconceito racial e orientação sexual.

No final dos trabalhos serão eleitos os delegados que irão representar os municípios na etapa estadual e na Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, em Brasília, entre os dias 9 e 12 de dezembro.

As atividades da 26ª Conferência Territorial da Juventude foram gravadas pela equipe da TV Pelourinho, que integra a Rede TV Jovem. O programa será exibido na TVE, de segunda-feira a sábado da próxima semana, às 12h15.

Slideshow | 3 fotos

Camaçari sedia 26ª Conferência Territorial

Mais Notícias

Elinaldo entrega Praça e Campo para moradores do Bosque do Guaraípe em Barra do Jacuípe

Elinaldo entrega Praça e Campo para moradores do Bosque do Guaraípe...

Período de rematrícula em equipamentos da Secult acontece em janeiro

Período de rematrícula em equipamentos da Secult acontece em janeiro

Há uma década instalado em Camaçari, 10º GBM e Prefeitura mantêm importante parceria

Há uma década instalado em Camaçari, 10º GBM e Prefeitura mantêm im...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us