“É um orgulho para Camaçari sediar a 26ª etapa da Conferência Territorial da Juventude”, disse o prefeito Luiz Caetano, na manhã desta quinta-feira (20/10), durante a abertura do evento, que reuniu jovens do Município e de mais 11 cidades da Região Metropolitana.
Ainda segundo o prefeito, “é na juventude que se tem consciência da garantia dos direitos e do reconhecimento dos deveres, e, sobretudo, é quando se inicia as lutas por um espaço mais democrático e igualitário”, falou ao relembrar emocionado da sua trajetória política, que teve início em movimentos estudantis.
Durante o evento, o secretário das Relações Institucionais, Ademar Delgado, lembrou que a atual gestão foi a primeira a abrir espaço para os jovens debaterem as demandas relacionadas à juventude.
De acordo com o secretário estadual de Relações Institucionais, Paulo Cézar Lisboa, um dos fatores do Município ter sido escolhido para sediar o encontro é “a presença atuante da juventude de Camaçari, que têm gerado avanços significativos na criação de políticas públicas para os jovens”.
O encontro, realizado no Teatro da Cidade do Saber, contou com as presenças do coordenador de Políticas para a Juventude, Vladimir Costa Pinheiro, do presidente do Conselho Estadual de Juventude, Juremar de Oliveira, dos representantes da comissão organizadora estadual, Uri Menezes e Marília Nascimento.
Estiveram presentes também os secretários municipais do Esporte e Lazer, Ademar Lopes, da Educação, Luiz Valter de Lima, da Cidadania e Inclusão, Carlos Silveira, e os vereadores Margarida Galvão (PT) e José Marcelino (PT).
CONFERÊNCIA
A abertura do evento foi marcada por uma apresentação teatral, cujo tema foi Construir direitos, desenvolver o Brasil e a Bahia, e pela apresentação musical dos alunos da oficina de Hip Hop da Casa da Criança e do Adolescente.
Esta foi a última etapa territorial das conferências e teve como temas centrais dos debates A participação da Juventude no Desenvolvimento Estadual e Nacional, o Plano Nacional e Estadual de Juventude para os anos 2011 a 2015 e a Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude.
A partir daí, serão definidas e apontadas propostas para cada localidade, que serão apresentadas durante a 2ª Conferência Estadual de Juventude, realizada entre os dias 28 e 30 de outubro, em Salvador.
Para tanto, a plenária foi dividida em grupos de trabalho que discutiram 10 eixos temáticos para a criação de políticas públicas, como educação, trabalho, saúde, desporto, cidadania, desenvolvimento, além de diversidade indígena e rural, preconceito racial e orientação sexual.
No final dos trabalhos serão eleitos os delegados que irão representar os municípios na etapa estadual e na Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, em Brasília, entre os dias 9 e 12 de dezembro.
As atividades da 26ª Conferência Territorial da Juventude foram gravadas pela equipe da TV Pelourinho, que integra a Rede TV Jovem. O programa será exibido na TVE, de segunda-feira a sábado da próxima semana, às 12h15.