A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizou na manhã desta segunda-feira (07/12), na Cidade do Saber, a solenidade de assinatura do termo de renovação de acordo para desenvolvimento de programas de atendimento as crianças e adolescentes em risco de vulnerabilidade social.
Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Luiz Caetano, a secretária da Sedes, Jailce Andrade, o representante do Unicef na Bahia, Rui Pavan, o professor Ricardo Cappi, e a coordenadora da Juspopuli Simone Amorim.
O evento marcou o compromisso e reafirmação do Município em contribuir com medidas sócio-educativas para garantir os direitos e deveres das crianças e adolescentes, com foco na reabilitação dos jovens, deixando de lado as antigas lógicas punitivas.
O principal objetivo é formar uma sociedade que cuida dos jovens, pensando em políticas de socialização através da arte, esporte, educação e cultura, além disso técnicos capazes de inserir jovens que cometem atos infracionais não apenas com a obrigação de reparar o dano cometido à sociedade e, sim, permitir ao jovem a oportunidade de repensar os erros com o envolvimento da sociedade.
O ato de assinatura do convênio foi dividido em dois momentos. O primeiro, dedicado a apresentação da palestra de Ricardo Cappi, cujo tema em debate foram as medidas sócio-educativas como um compromisso para a educação.
No segundo, foi realizada a entrega dos certificados do curso de direitos humanos, formalizando a capacitação de 30 profissionais para lidar com crianças e adolescentes no município.
Para o prefeito Luiz Caetano, todo trabalho desenvolvidos em favor das crianças e adolescentes é de extrema importância. É uma honra assinar um acordo como o de hoje, dar continuidade a projetos que traz conhecimento, valorização e autoestima a jovens e crianças.