O maior encontro de capoeira de Camaçari terminou neste domingo (29/03) em grande estilo.
A Cidade do Saber Raymundo Pinheiro recebeu mestres de todo Brasil. O encontro, que reuniu mais de duas mil pessoas, coloca o Município em um dos mais importantes pólos de preservação e divulgação da capoeira no país.
O Camaçari Open de Capoeira encerrou com a formatura, batizado e troca de graduação dos alunos. Camaçari possui hoje mais de cinco mil praticantes.
Para o carioca Marcelo Guimarães, 61 anos, fundador do grupo Senzala de Capoeira, o esporte ultrapassa as barreiras sociais porque engloba a arte da música, acrobacia e cultura.
De acordo com o mestre, um evento como este é da maior importância porque envolve crianças, adolescentes e adultos, dando consciência da cultura, sociabilizando-as para a união de um sentimento comum.
Há 42 anos na capoeira, o mestre Burgês, do grupo Muzenza de Niterói, disse que para ele a capoeira é um eterno aprendizado e tudo o que tem na vida deve ao esporte. Criei minha família, fiz amigos e conheci 27 países trocando experiências. Pra mim ela é meu lar e meu oxigênio.