Camaçari reforça campanha de combate ao diabetes

Iwwa Agência
Publicado 30/10/2008 04:10:39

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), realiza evento comemorativo ao 14 de novembro, quando é celebrado o Dia Mundial do Diabetes.

Na ocasião haverá sessão de alongamento e relaxamento com fisioterapeuta, dramatização encenada pelo Teatro Amador de Camaçari (TAC), palestra e lanche. A atividade acontece na Casa do Trabalho, das 9h às 12h.

Este ano, o evento trabalha o tema Diabetes em Crianças e Adolescentes e vai reunir cerca de 400 pessoas entre portadores da doença, funcionários das unidades de saúde, representantes da Sesau e da Associação dos Diabéticos e Renais Crônicos de Camaçari.

Até julho deste ano, Camaçari tinha 2.578 pessoas cadastradas no programa Hiperdia, que atende os portadores da doença. Destas, 31 são crianças e adolescentes. A incidência é maior entre as mulheres, que representam 68,07% do total.

O diabetes não tem cura, mas pode ser controlado, assim como a hipertensão. O acompanhamento das duas doenças é oferecido gratuitamente em todos os postos de saúde do Município, através do programa Hiperdia que está inserido na supervisão da Saúde do Adulto.

Através do programa, é oferecido fitas de glicemia e o glicosímetro, além das ações sócio-educativas, reuniões de grupo e caminhadas. A rotina das reuniões e atividades sócio-educativas é definida por cada unidade, em comum acordo com o grupo.

Se a pessoa apresentar sintomas como muita sede e fome, perda de peso, urinar muito, visão embaçada, fadiga e dores nas pernas por causa da má circulação deve procurar a unidade de saúde mais próxima, passar por uma consulta com clínico e fazer o teste de glicemia para verificar se não é portador do diabetes tipo 1. Caso confirmado, a pessoa é inserida no Hiperdia e passa a ter o acompanhamento médico adequado.

Foto:

Mais Notícias

Prefeitura inaugura Lagoa da Paz neste sábado (11)

Prefeitura inaugura Lagoa da Paz neste sábado (11)

Atendimento na USF Machadinho será suspenso nesta quinta-feira (9)

Atendimento na USF Machadinho será suspenso nesta quinta-feira (9)

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 8 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 8 de dezembro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.