Camaçari reforça campanha de combate ao diabetes

Iwwa Agência
Publicado 30/10/2008 04:10:39

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), realiza evento comemorativo ao 14 de novembro, quando é celebrado o Dia Mundial do Diabetes.

Na ocasião haverá sessão de alongamento e relaxamento com fisioterapeuta, dramatização encenada pelo Teatro Amador de Camaçari (TAC), palestra e lanche. A atividade acontece na Casa do Trabalho, das 9h às 12h.

Este ano, o evento trabalha o tema Diabetes em Crianças e Adolescentes e vai reunir cerca de 400 pessoas entre portadores da doença, funcionários das unidades de saúde, representantes da Sesau e da Associação dos Diabéticos e Renais Crônicos de Camaçari.

Até julho deste ano, Camaçari tinha 2.578 pessoas cadastradas no programa Hiperdia, que atende os portadores da doença. Destas, 31 são crianças e adolescentes. A incidência é maior entre as mulheres, que representam 68,07% do total.

O diabetes não tem cura, mas pode ser controlado, assim como a hipertensão. O acompanhamento das duas doenças é oferecido gratuitamente em todos os postos de saúde do Município, através do programa Hiperdia que está inserido na supervisão da Saúde do Adulto.

Através do programa, é oferecido fitas de glicemia e o glicosímetro, além das ações sócio-educativas, reuniões de grupo e caminhadas. A rotina das reuniões e atividades sócio-educativas é definida por cada unidade, em comum acordo com o grupo.

Se a pessoa apresentar sintomas como muita sede e fome, perda de peso, urinar muito, visão embaçada, fadiga e dores nas pernas por causa da má circulação deve procurar a unidade de saúde mais próxima, passar por uma consulta com clínico e fazer o teste de glicemia para verificar se não é portador do diabetes tipo 1. Caso confirmado, a pessoa é inserida no Hiperdia e passa a ter o acompanhamento médico adequado.

Foto:

Mais Notícias

Desfiles de blocos animam o último dia do Festival de Arembepe 2023

Desfiles de blocos animam o último dia do Festival de Arembepe 2023

Encontro dos Povos de Matrizes Africanas acontece no Teatro Alberto Martins nesta terça-feira (21)

Encontro dos Povos de Matrizes Africanas acontece no Teatro Alberto...

SESAU Fila Zero contabiliza 2.469 cirurgias eletivas realizadas

SESAU Fila Zero contabiliza 2.469 cirurgias eletivas realizadas

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us