Camaçari reforça a luta contra a discriminação

Iwwa Agência
Publicado 14/05/2012 11:05:08

O Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo foi comemorado em Camaçari com o I Seminário para Reflexão do 13 de Maio, na segunda-feira (14/05). O encontro aconteceu na Casa do Trabalho e reuniu a população, secretários e representantes de entidades e instituições de defesa dos direitos dos negros.

Na ocasião, foi exibido o filme Jardim das Folhas Sagradas, escrito e dirigido pelo cineasta baiano e atual diretor do IRDEB (Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia), Pola Ribeiro. O longa metragem, que trata da questão ambiental, de conflitos religiosos, e, sobretudo, do preconceito racial, abriu espaço para debate sobre os temas. A discussão foi mediada pelo cineasta.

De acordo com Pola Ribeiro, “é um orgulho contribuir e participar de um evento como este, que faz com que Camaçari reafirme o compomisso com a população negra e estimule a discussão sobre o racismo”.

Para o secretário da Secin (Secretaria Municipal da Cidadania e Inclusão), Carlos Silveira, o combate ao racismo é fundamental para o desenvolvimento de qualquer nação. Para ele, Camaçari faz sua parte ao promover políticas públicas que reafirmem o negro e a cultura de matriz africana.

Ainda fez parte das atividades do Seminário, a palestra A construção das representações negativas do negro no imaginário ocidental, proferida pelo historiador e coordenador técnico-pedagógico da Seduc (Secretaria Municipal da Educação), Juipurema Sandes.

Também presente no evento, o secretário de Relações Institucionais, Ademar Delgado, que substituiu o prefeito Luiz Caetano, disse que “o racismo é um problema histórico e cultural e que os estereótipos criados ao longo deste tempo devem ser combatidos dentro das residências, nas escolas, nos locais de trabalho e no cotidiano das pessoas”.

Ainda participaram do Seminário a representante estadual da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Trícia Calmon, o coordenador da Promoção e Igualdade Racial da Secin, Ives Pires, além do coordenador Municipal da Juventude, Raul Tavares.

O evento foi promovido pela Secin, através da Coopir (Coordenação de Promoção e Igualdade Racial). O Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo foi comemorado no último domingo (13/05).

Slideshow | 5 fotos

Camaçari reforça a luta contra a discriminação

Mais Notícias

Sedes promove tarde de circo para idosos do Conviver neste sábado (28)

Sedes promove tarde de circo para idosos do Conviver neste sábado (28)

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica em Camaçari

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.