Camaçari reforça a luta contra a discriminação

Iwwa Agência
Publicado 14/05/2012 11:05:08

O Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo foi comemorado em Camaçari com o I Seminário para Reflexão do 13 de Maio, na segunda-feira (14/05). O encontro aconteceu na Casa do Trabalho e reuniu a população, secretários e representantes de entidades e instituições de defesa dos direitos dos negros.

Na ocasião, foi exibido o filme Jardim das Folhas Sagradas, escrito e dirigido pelo cineasta baiano e atual diretor do IRDEB (Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia), Pola Ribeiro. O longa metragem, que trata da questão ambiental, de conflitos religiosos, e, sobretudo, do preconceito racial, abriu espaço para debate sobre os temas. A discussão foi mediada pelo cineasta.

De acordo com Pola Ribeiro, “é um orgulho contribuir e participar de um evento como este, que faz com que Camaçari reafirme o compomisso com a população negra e estimule a discussão sobre o racismo”.

Para o secretário da Secin (Secretaria Municipal da Cidadania e Inclusão), Carlos Silveira, o combate ao racismo é fundamental para o desenvolvimento de qualquer nação. Para ele, Camaçari faz sua parte ao promover políticas públicas que reafirmem o negro e a cultura de matriz africana.

Ainda fez parte das atividades do Seminário, a palestra A construção das representações negativas do negro no imaginário ocidental, proferida pelo historiador e coordenador técnico-pedagógico da Seduc (Secretaria Municipal da Educação), Juipurema Sandes.

Também presente no evento, o secretário de Relações Institucionais, Ademar Delgado, que substituiu o prefeito Luiz Caetano, disse que “o racismo é um problema histórico e cultural e que os estereótipos criados ao longo deste tempo devem ser combatidos dentro das residências, nas escolas, nos locais de trabalho e no cotidiano das pessoas”.

Ainda participaram do Seminário a representante estadual da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Trícia Calmon, o coordenador da Promoção e Igualdade Racial da Secin, Ives Pires, além do coordenador Municipal da Juventude, Raul Tavares.

O evento foi promovido pela Secin, através da Coopir (Coordenação de Promoção e Igualdade Racial). O Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo foi comemorado no último domingo (13/05).

Slideshow | 5 fotos

Camaçari reforça a luta contra a discriminação

Mais Notícias

Edital de ocupação do Teatro Alberto Martins é apresentado aos agentes de cultura

Edital de ocupação do Teatro Alberto Martins é apresentado aos agen...

PPAC iniciou oficinas em escolas nesta quarta-feira (20)

PPAC iniciou oficinas em escolas nesta quarta-feira (20)

Atrações diversificadas animam Agenda Cultura

Atrações diversificadas animam Agenda Cultura

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.