Única cidade baiana a ministrar aulas de robótica em todos os níveis da rede municipal, Camaçari recebe, na segunda-feira (10/08), o prêmio internacional de Inovação em Educação Tecnológica.
O prefeito Luiz Caetano participa da cerimônia de entrega, que acontece às 8h, horário de Brasília, na cidade de Billund, Dinamarca.
Baseado nos pilares para a educação do século 21 proposto pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o método Lego Education foi implantado em Camaçari em 2006 e leva para as escolas soluções motivadoras de aprendizagem por meio do uso integrado de material de robótica educacional como, motores, roldanas, engrenagens, sensores e blocos de montar.
O projeto incentiva o desenvolvimento de competências, atitudes e valores para a vida, com atividades que demandam trabalho em equipe, liderança, criatividade, solução de situações-problema e organização.
De acordo com o presidente da Lego Education no Brasil, Marcos Wesley, as escolas que trabalham com o projeto têm apresentado melhoras no ensino, inclusive freqüência assídua dos alunos.
CAPACITAÇÃO
Todos os professores envolvidos com o ensino da robótica, em Camaçari, passaram por capacitação continuada da Lego Education. O curso foi realizado no ano passado.
A robótica é parte dos sete eixos da política pedagógica do Município, que inclui ainda informática, educação inclusiva, esporte, educação ambiental, arte educação e ciências experimentais.