As políticas públicas desenvolvidas na área educacional trouxeram importantes premiações para Camaçari. O prefeito Luiz Caetano recebe, no dia 10 de agosto, em Billund, na Dinamarca, o Prêmio de Inovação em Educação Tecnológica. O prefeito também participa de uma Conferência no país.
O terceiro prêmio internacional recebido por Camaçari, será entregue pela primeira vez a um município brasileiro. O prêmio é concedido anualmente pela Lego Group à autoridades públicas que têm as melhores práticas de gestão em educação. Na Bahia, apenas Camaçari foi selecionada pelo grupo para receber o prêmio.
O Município foi destaque pela inovação e pioneirismo na implantação do projeto de Educação Tecnológica Lego Zoom, que atualmente funciona em todas as 87 escolas da sede e orla.
Através do projeto, o aluno tem a chance de vivenciar, na prática, por meio da construção de maquetes e robôs controlados por computador, os conceitos estudados em sala de aula. O sistema de aprendizado envolve criação e montagem, utilizando o kit Lego.
Segundo estudos da Secretaria da Educação (Seduc), a iniciativa, implantada em 2006, aumentou a frequência escolar, além de ter motivado a participação de alunos e professores.
MELHORIAS
A educação em Camaçari deu um salto, com investimentos em infra-estrutura, melhoria da qualidade do ensino e capacitação de professores. Todas as 87 escolas da rede municipal passaram por algum tipo de intervenção nos últimos anos.
Foram implantados laboratórios de matemática, ciências e informática, nova ferramenta de ensino incluída no currículo escolar de 75 unidades do Município. As ações também se estenderam a 1.200 professores que receberam computadores para pesquisas e aprimoramento das atividades em sala de aula.
A merenda escolar registrou avanços. No cardápio foram incorporados novos alimentos, como sopas, bebidas lácteas, peixes, frutas, verduras, sucos, mingau, iogurtes, achocolatados e carnes. Cerca de 80% das unidades de ensino ganharam refeitórios. Todos ficam próximos a cozinha, para facilitar a distribuição da merenda aos alunos, e possuem cerca de dez mesas, cada uma com oito cadeiras.
Toda ação educacional do Município é baseada nos eixos educação inclusiva, ambiental, esporte, robótica, informática, arte-educação e ciências experimentais.
PRÊMIOS
A política de educação rendeu à Camaçari os prêmios Integracion Latino Americano 2008, em função da implantação de programas que estimulam a inclusão social, robótica, arte, esporte, capacitação e cidadania e o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2007, dado pela Organização Não-Governamental Ação Fome Zero, graças a merenda oferecida no Município.