Camaçari recebe mais um prêmio internacional

Iwwa Agência
Publicado 24/07/2009 07:07:39

As políticas públicas desenvolvidas na área educacional trouxeram importantes premiações para Camaçari. O prefeito Luiz Caetano recebe, no dia 10 de agosto, em Billund, na Dinamarca, o Prêmio de Inovação em Educação Tecnológica. O prefeito também participa de uma Conferência no país.

O terceiro prêmio internacional recebido por Camaçari, será entregue pela primeira vez a um município brasileiro. O prêmio é concedido anualmente pela Lego Group à autoridades públicas que têm as melhores práticas de gestão em educação. Na Bahia, apenas Camaçari foi selecionada pelo grupo para receber o prêmio.

O Município foi destaque pela inovação e pioneirismo na implantação do projeto de Educação Tecnológica Lego Zoom, que atualmente funciona em todas as 87 escolas da sede e orla.

Através do projeto, o aluno tem a chance de vivenciar, na prática, por meio da construção de maquetes e robôs controlados por computador, os conceitos estudados em sala de aula. O sistema de aprendizado envolve criação e montagem, utilizando o kit Lego.

Segundo estudos da Secretaria da Educação (Seduc), a iniciativa, implantada em 2006, aumentou a frequência escolar, além de ter motivado a participação de alunos e professores.

MELHORIAS
A educação em Camaçari deu um salto, com investimentos em infra-estrutura, melhoria da qualidade do ensino e capacitação de professores. Todas as 87 escolas da rede municipal passaram por algum tipo de intervenção nos últimos anos.

Foram implantados laboratórios de matemática, ciências e informática, nova ferramenta de ensino incluída no currículo escolar de 75 unidades do Município. As ações também se estenderam a 1.200 professores que receberam computadores para pesquisas e aprimoramento das atividades em sala de aula.

A merenda escolar registrou avanços. No cardápio foram incorporados novos alimentos, como sopas, bebidas lácteas, peixes, frutas, verduras, sucos, mingau, iogurtes, achocolatados e carnes. Cerca de 80% das unidades de ensino ganharam refeitórios. Todos ficam próximos a cozinha, para facilitar a distribuição da merenda aos alunos, e possuem cerca de dez mesas, cada uma com oito cadeiras.

Toda ação educacional do Município é baseada nos eixos educação inclusiva, ambiental, esporte, robótica, informática, arte-educação e ciências experimentais.

PRÊMIOS
A política de educação rendeu à Camaçari os prêmios Integracion Latino Americano 2008, em função da implantação de programas que estimulam a inclusão social, robótica, arte, esporte, capacitação e cidadania e o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2007, dado pela Organização Não-Governamental Ação Fome Zero, graças a merenda oferecida no Município.

Slideshow | 2 fotos

Camaçari recebe mais um prêmio internacional

Mais Notícias

Camaçari foi finalista nacional na categoria Sala do Empreendedor pelo Sebrae

Camaçari foi finalista nacional na categoria Sala do Empreendedor p...

SOMA promove palestra sobre diversidade na Ambev

SOMA promove palestra sobre diversidade na Ambev

Vacinação contra Covid continua nesta quarta (29) para todas as doses e públicos

Vacinação contra Covid continua nesta quarta (29) para todas as dos...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us