Camaçari recebe certificação nacional

Iwwa Agência
Publicado 10/06/2010 05:06:40

Camaçari recebeu do Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, dois certificados de bom desempenho.

O primeiro diz respeito à taxa de redução de abandono do número de pessoas que deixaram o tratamento abaixo de 5%, e o segundo é referente a realização do acompanhamento dos casos de pessoas que estão em tratamento pela segunda ou mais vezes, com exames de cultura acima de 57%.

O Município, através da Secretaria da Saúde (Sesau), oferece ao paciente um programa estruturado de combate à doença, com atendimento descentralizado em todos os postos e unidades.

Nos locais são oferecidos exame de escarro (baciloscopia), encaminhamento ao pneumologista, quando necessário, suporte nutricional, e teste anti-HIV.

Para a enfermeira Ana Iara Carneiro Santana, responsável pelo Programa Municipal de Controle a Tuberculose, o certificado significa “um reconhecimento do trabalho da equipe e um avanço para a redução de casos de uma doença que tem tanta conotação social”.

Segundo ela, o número de doentes não tem aumentado devido ao controle. A tuberculose é causada por uma bactéria que afeta os pulmões, mas pode ocorrer em outros órgãos, como ossos, rins e meninges. A forma mais freqüente é a pulmonar.

A maioria dos casos ocorre em pacientes do sexo masculino e em idade produtiva, prejudicando ainda mais as condições de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social, maiores vítimas da doença.

Dentre as principais causas do contágio estão a alta densidade populacional e a alimentação de baixa qualidade nutricional, somadas a falta de informação sobre a doença.

NOVIDADE

De acordo com Ana Iara Carneiro Santana, a novidade para 2010 é o desenvolvimento do Plano CAMS (Comunicação Advocacy e Imobilização Social), que tem como finalidade envolver outros parceiros no trabalho de divulgação de informações sobre a doença e onde encontrar assistência.

A atividade será feita através de distribuição de panfletos,  palestras em escolas, associações de bairro e terreiros.

O trabalho será iniciado nos bairros Jardim Limoeiro e Nova Vitória, seguido do Verde Horizonte e centro da cidade. A equipe é composta por representantes da Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica, Cres (Centro de Referência Especializado em Saúde), sociedade civil, Ongs, Conselho Municipal da Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Foto: Agnaldo Silva

Ana Iara destaca as melhorias alcançadas -

Mais Notícias

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.