Camaçari realiza pesquisa inédita de saúde bucal

Iwwa Agência
Publicado 17/05/2010 05:05:11

Camaçari participa, pela primeira vez, do projeto SB Brasil 2010 – Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. O levantamento das condições da saúde bucal dos moradores de Camaçari começou a ser feito na manhã desta terça (18/05), por 12 dentistas.

Os profissionais iniciam os trabalhos nos bairros da Piaçaveira, Nova Aliança, Phoc 3, Camaçari de Dentro, Gravatá e Lama Preta. Divididos em seis duplas, eles vão visitar 30 áreas, previamente selecionadas pelo Ministério da Saúde, na sede, orla e zona rural do Município. A previsão é concluir a pesquisa no dia 31 de maio.

De acordo com a Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau), os dados coletados serão utilizados no planejamento das ações de saúde bucal do Município. Para este trabalho, cada pesqisador recebeu um microcomputador portátil, jaleco e instrumentos.

Os dentistas vão preencher um questionário com informações sócio-econômicas da família, nível de escolaridade e a regularidade com que são utilizados os serviços odontológicos. A pesquisa vai avaliar a situação da saúde bucal de crianças com 5 e 12 anos, adolescentes de 15 a 19 anos, adultos de 35 a 44 anos e idosos de 65 a 74 anos. Todos os envolvidos no trabalho estarão fardados e com crachá de identificação.

O SB Brasil 2010 será realizado em todo o país. Na Bahia, dez municípios foram selecionados. Além de Camaçari, o programa vai atender Salvador, Aiquara, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Ipirapitanga, Itapetinga, Livramento de Nossa Senhora, Serra do Ramalho e Teixeira de Freitas.

A pesquisa é realizada através da parceria entre a Prefeitura de Camaçari, a Secretaria da Saúde do Estado e o Ministério da Saúde.

Foto: Carol Garcia

Dentistas são apresentados ao Prefeito Luiz Caetano -

Mais Notícias

Guarajuba e Itacimirim renovam selo Bandeira Azul para temporada 2022-23

Guarajuba e Itacimirim renovam selo Bandeira Azul para temporada 20...

Comunidade e poder público se reúnem para tratar sobre a Praça do Papagaio em Jauá

Comunidade e poder público se reúnem para tratar sobre a Praça do P...

Sedes promove encontro com palestras temáticas para os idosos do Conviver e familiares

Sedes promove encontro com palestras temáticas para os idosos do Co...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us