Camaçari participa, pela primeira vez, do projeto SB Brasil 2010 – Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. O levantamento das condições da saúde bucal dos moradores de Camaçari começou a ser feito na manhã desta terça (18/05), por 12 dentistas.
Os profissionais iniciam os trabalhos nos bairros da Piaçaveira, Nova Aliança, Phoc 3, Camaçari de Dentro, Gravatá e Lama Preta. Divididos em seis duplas, eles vão visitar 30 áreas, previamente selecionadas pelo Ministério da Saúde, na sede, orla e zona rural do Município. A previsão é concluir a pesquisa no dia 31 de maio.
De acordo com a Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau), os dados coletados serão utilizados no planejamento das ações de saúde bucal do Município. Para este trabalho, cada pesqisador recebeu um microcomputador portátil, jaleco e instrumentos.
Os dentistas vão preencher um questionário com informações sócio-econômicas da família, nível de escolaridade e a regularidade com que são utilizados os serviços odontológicos. A pesquisa vai avaliar a situação da saúde bucal de crianças com 5 e 12 anos, adolescentes de 15 a 19 anos, adultos de 35 a 44 anos e idosos de 65 a 74 anos. Todos os envolvidos no trabalho estarão fardados e com crachá de identificação.
O SB Brasil 2010 será realizado em todo o país. Na Bahia, dez municípios foram selecionados. Além de Camaçari, o programa vai atender Salvador, Aiquara, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Ipirapitanga, Itapetinga, Livramento de Nossa Senhora, Serra do Ramalho e Teixeira de Freitas.
A pesquisa é realizada através da parceria entre a Prefeitura de Camaçari, a Secretaria da Saúde do Estado e o Ministério da Saúde.

Dentistas são apresentados ao Prefeito Luiz Caetano -