Com o objetivo de conscientizar a população de Camaçari sobre o uso de cigarros e diminuir os riscos de doenças oriundas da prática de fumar, a Prefeitura, através do Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari) e das secretarias estadual e municipal da Saúde, realizou na tarde desta segunda-feira (31/05), uma palestra no auditório da Secretária de Governo (Segov).
O evento marca o Dia Mundial de combate ao tabagismo.
Com o tema Mulher, você merece algo melhor que o cigarro!, a campanha tem como objetivo alertar as mulheres que são consideradas os alvos prediletos da indústria do tabaco, segundo a coordenadora do Ceonc, Luciana Jaqueline.
A proposta, de acordo a coordenadora, é alertar toda a população, fumantes e não fumantes, em especial, o público feminino, sobre os riscos do tabaco e as estratégias utilizadas pelas grandes indústrias para atrair a atenção dos novos consumidores.
Na ocasião, Luciana falou sobre a implantação do Programa de Controle ao Tabagismo no Município, com foco especial para mudança de comportamento e o trabalho desenvolvido no Ceonc. O Centro promove palestras contínuas em escolas, além do acesso gratuito e facilitado ao tratamento no próprio Ceonc.
Para o secretário municipal da Saúde, Camilo Pinto, a consciência é a única forma de combate ao tabagismo. O chefe da pasta destacou ainda que a luta não é contra o fumante, e sim contra o fumo.
O Representante do Programa de Controle Estadual do Tabagismo (Sesab), o médico Antônio Dórea, falou que o tabagismo é um problema de saúde pública. Lembrou também que os países subdesenvolvidos estão mais repressivos com relação a indústria do tabaco e que já existem avanços significativos. Segundo ele, a proibição de fumar em ambientes fechados, públicos ou privados, consiste em uma grande vitória.

Palestra alerta sobre os riscos do tabaco -