Camaçari realiza palestra no Dia de Combate ao Tabagismo

Iwwa Agência
Publicado 31/05/2010 05:05:54

Com o objetivo de conscientizar a população de Camaçari sobre o uso de cigarros e diminuir os riscos de doenças oriundas da prática de fumar, a Prefeitura, através do Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari) e das secretarias estadual e municipal da Saúde, realizou na tarde desta segunda-feira (31/05), uma palestra no auditório da Secretária de Governo (Segov).

O evento marca o Dia Mundial de combate ao tabagismo.

Com o tema “Mulher, você merece algo melhor que o cigarro!”, a campanha tem como objetivo alertar as mulheres que são consideradas os alvos prediletos da indústria do tabaco, segundo a coordenadora do Ceonc, Luciana Jaqueline.

A proposta, de acordo a coordenadora, é alertar toda a população, fumantes e não fumantes, em especial, o público feminino, sobre os riscos do tabaco e as estratégias utilizadas pelas grandes indústrias para atrair a atenção dos novos consumidores.

Na ocasião, Luciana falou sobre a implantação do Programa de Controle ao Tabagismo no Município, com foco especial para mudança de comportamento e o trabalho desenvolvido no Ceonc. O Centro promove palestras contínuas em escolas, além do acesso gratuito e facilitado ao tratamento no próprio Ceonc.

Para o secretário municipal da Saúde, Camilo Pinto, a consciência é a única forma de combate ao tabagismo. O chefe da pasta destacou ainda que a luta não é contra o fumante, e sim contra o fumo.

O Representante do Programa de Controle Estadual do Tabagismo (Sesab), o médico Antônio Dórea, falou que o tabagismo é um problema de saúde pública. Lembrou também que os países subdesenvolvidos estão mais repressivos com relação a indústria do tabaco e que já existem avanços significativos. Segundo ele, a proibição de fumar em ambientes fechados, públicos ou privados, consiste em uma grande vitória.

Foto: Agnaldo Silva

Palestra alerta sobre os riscos do tabaco -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.