Os portadores de doença falciforme de Camaçari terão a oportunidade de participar, no dia 30 de setembro, do 2º Mutirão de DTC (Doppler Transcraniano) – exame que permite identificar pessoas com possibilidade de ter um AVC (Acidente Vascular Cerebral), um agravante comum entre os portadores da doença.
A ação acontece no Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), a partir das 8h, com expectativa de atender cerca de 30 pessoas. Para fazer o exame, o paciente deve apresentar a guia de requisição médica.
O Mutirão é resultado da parceria entre a Sesau (Secretaria da Saúde) de Camaçari, através da Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme), a Associação Camaçariense de Pessoas com Doença Falciforme e o Hospital das Clínicas, em Salvador.
Realizado no final de abril deste ano, o primeiro mutirão atendeu 23 pessoas e identificou quatro pessoas que precisavam de transfusão de sangue para evitar um acidente vascular cerebral, segundo o presidente da Associação Camaçariense de Pessoas com Doença Falciforme, Ademário Ribeiro.
Mais informações sobre a ação podem ser adquiridas na Unifal ou na sede da Associação Camaçariense de Pessoas com Doença Falciforme, localizados no Cuidar, na rua Delegado Clayton Leão, próximo à 18ª Delegacia de Polícia, ou através do telefone (71) 3621-3598.

Mutirão de exames é promovido pela Unifal -