Camaçari realiza Conferência Regional da Igualdade

Iwwa Agência
Publicado 15/04/2009 11:04:21

A igualdade racial será discutida em Camaçari durante a 1ª Conferência Regional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

O debate acontece na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, nos dias 22 e 23, e reúne representantes políticos e a população.

No primeiro dia (22/04), o evento, presidido pela secretária de Promoção da Mulher e da Reparação, Aurenita Castillo, será aberto às 8h com apresentações culturais. Em seguida, acontece a palestra magna e a leitura e aprovação do regimento interno.

Na quinta-feira (23/04) pela manhã, será realizado o credenciamento dos participantes e iniciados os trabalhos dos grupos temáticos. À tarde, está prevista a abertura da plenária com apresentação e votação das propostas e a eleição dos delegados que participam da etapa estadual, prevista para ocorrer entre os dias 24 e 26 de maio.

A Conferência Nacional está marcada para acontecer entre 25 e 28 de junho.

No encontro serão debatidos a Análise da realidade sócio-racial da Região Metropolitana, Mulher negra, Cidadania e direitos humanos com transversalidade de gênero e geração e Combate a intolerância religiosa.

A expectativa é de que 600 pessoas participem dos debates entre representantes da comunidade negra, matrizes africanas, quilombolas, indígenas, ciganos e LGBTTT’s (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).

AÇÕES MUNICIPAIS
Camaçari apresenta avanços relativos ao trabalho voltado para as questões raciais. Uma delas é o programa Mojú, desenvolvido pela Secretaria da Educação desde 2007, para implementar a lei 10.639/03 que sugere a inserção da temática da cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar.

A Prefeitura também instala nas festas do Município o observatório contra a discriminação racial e homofobia, assim como desenvolve ações nas datas comemorativas alusivas à promoção da igualdade racial.

O Município está instalando o Conselho da Comunidade Negra de Camaçari, aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores. A próxima etapa é a sanção do prefeito e a eleição dos conselheiros. O órgão terá por objetivo, fiscalizar e propor políticas públicas de promoção da igualdade junto ao poder público municipal.

Além do Conselho, está prevista a criação do Estatuto Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O projeto de lei está em tramitação na Câmara de Vereadores. O objetivo é combater a discriminação racial e as desigualdades estruturais e de gênero que atingem os afro-brasileiros, incluindo a dimensão racial nas políticas públicas desenvolvidas pelo governo municipal.

Foto:

Mais Notícias

Limpec lança projeto “Limpec Educa” na Cidade do Saber

Limpec lança projeto “Limpec Educa” na Cidade do Saber

10ª Conferência Municipal de Saúde de Camaçari teve início nesta quinta-feira (30)

10ª Conferência Municipal de Saúde de Camaçari teve início nesta qu...

I Fórum do Adolescente acontece em clima de festa

I Fórum do Adolescente acontece em clima de festa

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us