Camaçari realiza coleta seletiva do lixo

Iwwa Agência
Publicado 22/11/2011 04:11:52

O Camaçari Coleta da Gente, programa de coleta seletiva de lixo criado com base nas diretrizes da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, será lançado nesta quarta-feira (23/11). O evento será marcado por um café da manhã, a partir da 8h, no foyer do Teatro da Cidade do Saber.

Realizado pela Limpec (Empresa de Limpeza Pública de Camaçari), em parceria com a Sesp (Secretaria dos Serviços Públicos) do Município e a Braskem, o projeto é um modelo de coleta seletiva solidária que visa integrar a sociedade e os catadores de materiais recicláveis do Município.

O projeto piloto começou a funcionar em setembro deste ano, com a implantação de quatro containeres (metais, vidros, papel e plástico) para recolhimento de lixo orgânico em cinco condomínios residenciais de Camaçari.

 Em janeiro de 2012, o Camaçari Coleta da Gente ganha mais um reforço com a reestruturação dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), antes destinados apenas para recebimento de resíduos da construção civil. Os PEVs também contarão com estrutura para o recolhimento de outros resíduos, através da coleta seletiva.

De acordo com a diretora-presidente da Limpec, Lezineide Andrade, os PEVs serão ampliados após estudos para identificar em quais locais da orla do Município devem ser instalados os novos pontos. “Em Vila de Abrantes serão implantados os primeiros”, anunciou.

Outra iniciativa que amplia o trabalho do programa é o Recicle Já Bahia, projeto em parceria com o governo do Estado que deve ser instalado em todas as repartições públicas do Município. O objetivo é coletar os papéis descartados para que sejam reciclados.

De acordo com o presidente da Coopmarc (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari), Jerônimo Santos, o programa já apresenta bons resultados. “Estamos, enfim, realizando um antigo sonho que proporciona benefícios a todo o meio ambiente, com geração de trabalho e renda”, disse.

Para o secretário dos Serviços Públicos do Município, Eduardo Magalhães, a iniciativa promove a geração de trabalho e renda e cria uma maior consciência ambiental entre os moradores.

Integram o projeto piloto do Camaçari Coleta da Gente os condomínios Praia de Itacimirim, no Bairro Novo, Verde Ville, no Ponto Certo, Parque Florestal, na Gleba B, Nova Camaçari, na Gleba C, e o Residencial Morada dos Pinheiros, na Gleba H.

 COLETA

A Sesp coleta os resíduos depositados nos containeres e encaminha para Limpec, que faz uma triagem e envia o material à Coopmarc. Após nova triagem, a Cooperativa comercializa o material reciclado.

Parceira na execução do programa, a Braskem ficou responsável pela contratação de uma consultoria especializada em gestão de resíduos para tornar o Camaçari Coleta da Gente um programa sustentável, de longo prazo e responsável pela geração de mais emprego e renda para a população do Município.

Slideshow | 3 fotos

Camaçari realiza coleta seletiva do lixo

Mais Notícias

Sedes promove evento de reafirmação da campanha Respeite Meu Nome

Sedes promove evento de reafirmação da campanha Respeite Meu Nome

Cadastro de logradouros do município é tema de reunião

Cadastro de logradouros do município é tema de reunião

Reunião trata sobre os novos passos do Sesau Fila Zero

Reunião trata sobre os novos passos do Sesau Fila Zero

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.