Camaçari realiza caminhada contra a dengue

ASCOM BOT
Publicado 17/03/2009 11:03:48

Nesta quarta-feira (18/03), no Dia Municipal de Mobilização contra a Dengue, Camaçari realiza, às 15h, uma grande caminhada de combate ao mosquito Aedes Aegipty. A passeata sai da praça dos 46 e vai até a praça Abrantes com distribuição de panfletos educativos e participação da Banda Municipal de Camaçari (Bamuca).

O evento tem como objetivo dar continuidade as inúmeras campanhas adotadas pela Secretaria de Saúde (Sesau), além de conscientizar a população sobre a importância de adotar medidas de combate ao mosquito transmissor da dengue.

Durante o dia, acontecem ainda palestras em escolas e uma grande limpeza nos bairros Verdes Horizontes, Phoc 3 e Novo horizonte. Além da comunidade, participam secretários municipais e agentes comunitários e de endemias.

De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, Marcos Nogueira, somente este ano foram distribuídas 1600 capas de tonéis na sede e orla municipal. No ano passado, foram 12.580.

“Ainda temos cerca de 10 mil capas para distribuir para comunidade. Para que nosso trabalho tenha êxito, a população precisa colaborar e eliminar os focos da doença nas residências”, diz Marcos Nogueira, informando que de cada dez focos da dengue, oito estão em residências.

A caminhada é uma realização da Secretaria de Saúde (Sesau), em parceria com as demais secretarias, a Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), Defesa Civil, Conselho Municipal de Saúde, polícia militar, Anjos do Asfalto, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Superintendência do Trânsito e Transportes (STT), Tiro de Guerra e associações de bairro. A Banda Municipal de Camaçari (Bamuca) também participa da atividade.

HELICOPTÉRO
Pela primeira vez em Camaçari, um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) vai ser utilizado no reforço as ações de combate à dengue. A aeronave chega a cidade nesta quarta-feira (18/03), e participa da caminhada de prevenção ao mosquito Aedes Aegipty.]

O helicóptero vai sobrevoar Camaçari para observar os locais onde há tanques descobertos e possíveis criadouros do mosquito. Paralelamente, acontece a caminhada. O objetivo é conscientizar a população sobre as formas de prevenção ao mosquito.

IMÓVEIS ABANDONADOS
A Sesau ainda se reuniu com o Ministério Público de Camaçari para discutir as ações de combate à dengue em imóveis fechados. Após a reunião ficou determinado que a Prefeitura deve disponibilizar ao órgão, a lista de imóveis do Município que os agentes não conseguem ter acesso.

Em posse do documento, o Ministério Público deve emitir requerimento judicial autorizando a entrada dos agentes de saúde nos locais. Em Camaçari, segundo Marcos Nogueira, a maioria dos imóveis fechados se concentram na orla e na região do Parque das Mangabas.

Foto: Arquivo / Marina Silva

Agentes da Sesau fazem inspeções regulares nas casas -

Mais Notícias

Camaçari recebe 2.040 doses da vacina contra Covid-19

Camaçari recebe 2.040 doses da vacina contra Covid-19

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de Janeiro de 2021

ISSM realiza quase 6 mil atendimentos em 2020

ISSM realiza quase 6 mil atendimentos em 2020

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.