Camaçari realiza 3º mutirão para detectar risco de AVC em falcêmicos

Iwwa Agência
Publicado 17/04/2012 04:04:25

Acontece nesta sexta-feira (20/04), o 3º Mutirão de Doppler Transcraniano. Os exames de ultrassom vão beneficiar mais de 30 crianças e adolescentes da Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme) com doença falciforme. Todos os pacientes, que possuem entre 2 e 17 anos, foram encaminhados pela médica hematologista da unidade.

Os exames começam a ser realizados às 8h. Como o resultado é instantâneo, a médica hematologista do Cuidar irá atender e avaliar o quadro de saúde dos pacientes logo após o procedimento médico.

De acordo com o presidente da Associação Camaçariense das Pessoas com Doença Falciforme, Ademário Ribeiro, as crianças e jovens falcêmicos são o público-alvo do mutirão em função da maior suscetibilidade ao AVC (Acidente Vascular Cerebral). A doença pode ser diagnosticada e prevenida a partir do Doppler Transcraniano.

O Mutirão de Doppler Transcraniano é realizado desde o ano passado, através da parceria firmada entre a Sesau (Secretaria da Saúde) de Camaçari, a Associação Camaçariense das Pessoas com Doença Falciforme e o Hospital das Clínicas. As duas primeiras edições contemplaram 61 pessoas.

Foto: Nelinho Oliveira

Falcêmico é submetido a um ultrassom da cabeça -

Mais Notícias

Sedes promove tarde de circo para idosos do Conviver neste sábado (28)

Sedes promove tarde de circo para idosos do Conviver neste sábado (28)

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica em Camaçari

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.