Acontece nesta sexta-feira (20/04), o 3º Mutirão de Doppler Transcraniano. Os exames de ultrassom vão beneficiar mais de 30 crianças e adolescentes da Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme) com doença falciforme. Todos os pacientes, que possuem entre 2 e 17 anos, foram encaminhados pela médica hematologista da unidade.
Os exames começam a ser realizados às 8h. Como o resultado é instantâneo, a médica hematologista do Cuidar irá atender e avaliar o quadro de saúde dos pacientes logo após o procedimento médico.
De acordo com o presidente da Associação Camaçariense das Pessoas com Doença Falciforme, Ademário Ribeiro, as crianças e jovens falcêmicos são o público-alvo do mutirão em função da maior suscetibilidade ao AVC (Acidente Vascular Cerebral). A doença pode ser diagnosticada e prevenida a partir do Doppler Transcraniano.
O Mutirão de Doppler Transcraniano é realizado desde o ano passado, através da parceria firmada entre a Sesau (Secretaria da Saúde) de Camaçari, a Associação Camaçariense das Pessoas com Doença Falciforme e o Hospital das Clínicas. As duas primeiras edições contemplaram 61 pessoas.

Falcêmico é submetido a um ultrassom da cabeça -