Na próxima segunda-feira (18/05) é comemorado o Dia Nacional de Mobilização Social em Prol de uma Sociedade Sem Manicômios. A Secretaria de Saúde (Sesau), através da Coordenação de Saúde Mental e do Departamento de Média e Alta Complexidade, aproveita a ocasião para promover a 2ª Semana da Luta Antimanicomial.
O objetivo é sensibilizar e informar a população sobre a necessidade da inserção do paciente com transtorno mental ou sofrimento psíquico no convívio social.
Camaçari já realiza um trabalho para inclusão de pessoas com transtorno mental. No lugar do isolamento, o paciente passa a conviver com a família e na comunidade. Os atendimentos são realizados no Caps (Centros de Atenção Psicossocial) e no Cesme (Centro de Especialidades em Saúde Mental).
PROGRAMAÇÃO
Na segunda-feira (18/05), às 9h, acontece a 1ª Parada de Camaçari, com saída do Caps de Buris de Abrantes até a Praça da Matriz, em Vila de Abrantes. A programação segue às 11h, com apresentação do grupo da Oficina de Teatro do Caps-Orla.
Pela tarde, vai haver uma exposição de trabalhos realizados pelos participantes do Atelier de artes do Caps, às 14h. A visitação está aberta de segunda (18/05) à sexta-feira (22/05), das 10 às 16h. Ainda no turno vespertino, às 15h, vai haver o lançamento do livro de receitas da Oficina de Culinária do Caps.
Na quinta-feira (21/05), a manifestação vai ser realizada na sede, às 13h, na Praça Desembargador Montenegro até a Câmara Municipal. Às 16h acontece uma sessão especial na Câmara de Vereadores.