As secretarias do Desenvolvimento Social e da Saúde de Camaçari realizam quarta-feira (15/06), o 1º Seminário sobre Trabalho Infantil. O evento, que acontece das 8h30 às 11h30, na Cidade do Saber, será realizado em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho. O objetivo é discutir o assunto e apresentar os trabalhos realizados no Município.
Realizado através do Creas (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) e do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), o seminário contará com a participação da gerente de Média Complexidade da Proteção Social Especial da Sedes, Albanice Nunes, que apresentará um panorama do trabalho de erradicação do trabalho infantil no Município.
Durante o evento, o coordenador do Cerest, Celso Joélio Amorim, irá abordar as atividades do centro, que consiste, dentre outras funções, em notificar e investigar acidentes de trabalho graves envolvendo crianças e adolescentes. Os dados apurados pelo Centro são lançados no Sinan (Sistema Nacional de Notificação de Agravo), uma plataforma de informações do SUS (Sistema Único de Saúde).
Além disso, o médico do trabalho e auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Gerson Estrela, explanará sobre os problemas ocasionados pelo trabalho precoce na infância e adolescência.
PROGRAMAÇÃO
8h30 – Apresentação do Coral Infantil da Casa da Criança
9h – Abertura com exibição do vídeo sobre o CEREST/ Celso Joélio Amorim Teodoro (Coordenador do CEREST)
9h15 – Panorama do Trabalho Infantil em Camaçari/ Albanice Nunes (Gerente de Média Complexidade da Proteção Social Especial da Sedes)
10h15 – Intervalo
10h30 – Impactos do Trabalho Precoce na Infância e na Adolescência/ Gerson Estrela (Médico do Trabalho e Auditor Fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego)
11h30 – Encerramento com exibição do vídeo sobre Trabalho Infantil

O 1º Seminário será realizado na Cidade do Saber -