Camaçari realiza 1ª Oficina do Plano Estadual de Habitação

Iwwa Agência
Publicado 19/07/2011 03:07:24

Começou hoje (19/07) e segue até amanhã (20/07), a 1ª Oficina Técnica Regional do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social e Regularização Fundiária do Estado da Bahia (PLANEHAB).

O evento, realizado na Cidade do Saber, em Camaçari, visa sensibilizar os municípios baianos para a importância da participação da esfera local no Plano Estadual e estimular a elaboração dos Planos Locais de Habitação.

Camaçari foi escolhida para iniciar as oficinas por ser um dos polos regionais e possuir um Plano Municipal de Habitação, informou a superintendente de Habitação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Eleonora Lisboa, ao salientar que “Camaçari é um parâmetro para os outros municípios, por possuir um plano local”.

O fato de Camaçari sediar a primeira oficina do Plano Estadual de Habitação destaca ainda mais o trabalho desenvolvido no Município como a criação do Plano Municipal, do Fundo Municipal e do Conselho Municipal de Habitação, lembrou o secretário da Administração, Ademar Delgado, que na ocasião representou o prefeito Luiz Caetano.

Segundo o secretário da Habitação, Djalma Machado, apesar do Município possuir o Plano Local, a participação nas oficinas é importante para adequar as ações ao Plano Estadual e planejar melhor a implementação da política habitacional.  

No primeiro dia do encontro foram apresentados o panorama estadual de habitação no Estado e a articulação com outras políticas sociais, como saneamento, mobilidade e planejamento regional. À tarde, foram divididos três grupos, por região, para identificar e sistematizar as demandas. Os resultados dos debates serão apresentados amanhã (20/07), segundo e último dia do evento.   

Após a realização das nove oficinas programadas para ocorrerem até o dia 5 de outubro, começam as plenárias regionais para apresentação dos dados coletados e das contribuições apresentadas. Camaçari também vai sediar a primeira plenária, prevista para o dia 18 de outubro.

As próximas oficinas do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social serão realizadas em Ilhéus (08 e 09/08), Teixeira de Freitas (10 e 11/08), Juazeiro (18 e 19/08), Feira de Santana (23 e 24/08), Seabra (31/08 e 01/09), Vitória da Conquista (13 e 14/09), Jequié (15 e 16/09) e Barreiras (04 e 05/10).

 A 1ª Oficina do PLANEHAB reuniu em Camaçari representantes dos 52 municípios que integram os Territórios de Identidade da Região Metropolitana, Recôncavo, Agreste de Alagoinhas e Litoral Norte, além de representantes de movimentos sociais e da sociedade civil.

Participaram do encontro os vereadores Téo Ribeiro (PT) e José Marcelino (PT), além do representante do Conselho Estadual das Cidades da Bahia (ConCidades/BA), Agnaldo Evangelista.

Slideshow | 2 fotos

Camaçari realiza 1ª Oficina do Plano Estadual de Habitação

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.