Camaçari realiza 1ª Caminhada

Iwwa Agência
Publicado 22/11/2010 12:11:06

Na sexta-feira (26/11), acontece a 1ª Caminhada em prol da liberdade religiosa de matriz africana em Camaçari. Com saída às 15h, da praça Abrantes, o ato seguirá até o Centro Administrativo do Município, local onde acontecerá um abraço simbólico. Após isso, o grupo Muzenza se apresenta para os participantes.

De acordo com organizadores da caminhada, a iniciativa vai colaborar com a preservação da cultura de matriz africana, além de ajudar no desenvolvimento e no fortalecimento das entidades do Município. Para Pai Ivan, a caminhada será de muita importância, pois vai reunir o povo de santo e mostrar a força que a religião tem.

Pai Plácido, da Cascalheira, conta que Camaçari possui muita área verde e por isso os adeptos do candomblé têm uma grande preocupação em manter preservado o meio ambiente, já que as atividades da religião se dão através do culto à natureza.

A expectativa é que o evento reúna cerca de 7 mil pessoas do Município e outras cidades. Atualmente, Camaçari conta com quase 400 terreiros, localizados na sede, orla e zona rural.

A caminhada é realizada através de parceria entre a Secretaria da Cultura (Secult) de Camaçari, Fenacab (Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro), Rede Kôdia (Rede da Diáspora Africana Organizada), Acbantu (Associação da Cultura Bantu no Brasil) e os terreiros do Município.

As informações foram dadas em reunião, na última sexta-feira (19/11), no Terreiro Ilê Axé Ioromim, no bairro da Lama Preta, com as presenças de Mãe Del, Mãe Áurea, Pai Zeca Preto e o assessor técnico da Secult, João Borges.

Foto: Agnaldo Silva

Religiosos definiram detalhes da 1ª Caminhada -

Mais Notícias

Dose de reforço para vacinados com a Janssen deve ser tomada após 2 meses da dose única

Dose de reforço para vacinados com a Janssen deve ser tomada após 2...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.