Camaçari promove ações pelo meio ambiente

Iwwa Agência
Publicado 05/06/2008 01:06:29

A Prefeitura tem investido na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável. A Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente (Seplan) realizou nesta quinta-feira (05/06), o plantio de 25 árvores no bairro do Novo Horizonte.

A ação, que faz parte do Programa de Arborização do Município, aconteceu em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quinta-feira.

O secretário da Seplan, Roque Werlang, disse que a iniciativa é permanente e a Prefeitura tem buscado parcerias com empresas privadas para doação de mudas de árvores. Ele informou ainda que foram, iniciadas nesta quinta-feira, as obras para implantação do saneamento básico no Município, com recurso de R$ 60 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Diversas ações acontecem em Camaçari com relação à questão ambiental. Atualmente, dois projetos de lei estão na Câmara Municipal. O primeiro, pede a criação do Conselho Municipal do Meio Ambiente, e o segundo busca a implantação do Código Ambiental.

Roque Werlang disse que inúmeras reuniões têm acontecido com o Centro de Recursos Ambientais (CRA) e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Semarh), a fim de permitir que o licenciamento ambiental de Camaçari seja feito pela Prefeitura.

Existe também a intenção de criar um posto avançado do CRA no Município para facilitar a fiscalização e preservação ambiental.
As ações não param por aí. A Prefeitura realiza diversas operações para recuperar áreas degradadas e, consequentemente, proteger a população. É o caso da intervenção no Morro da Manteiga e da revitalização do Horto Florestal.

Outra contribuição importante da Seplan para o meio ambiente é a revitalização da borda do anel florestal do Pólo Petroquímico de Camaçari. O projeto, realizado em parceria com o Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari) e a Sudic (Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial), vai trazer benefícios sócio-ambientais para as comunidades vizinhas e aumentar o entorno ao complexo.

As iniciativas demonstram que Camaçari não quer ser apenas um grande pólo de desenvolvimento industrial e comercial. Quer também investir na preservação e proteção ambiental, no desenvolvimento sustentável e possibilitar uma qualidade de vida melhor para a população e o planeta.

AÇÕES NA LIMPEC
A Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realiza nesta sexta-feira (06/06), oficinas de reciclagem, exposições e apresentações artísticas, na Casa do Gari.

A abertura do evento teve início com o pronunciamento da diretora da empresa, Lezineide Andrade, e em seguida, apresentação do músico e artista plástico Peu Meurray, que utiliza instrumentos a partir da reciclagem de pneus.

Mais Notícias

Prefeito Elinaldo leva pleitos do Esporte e do Social ao Ministério da Cidadania

Prefeito Elinaldo leva pleitos do Esporte e do Social ao Ministério...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 3 de agosto de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 3 de agosto de 2021

Sedes inicia pagamento da 2ª parcela do Auxílio Cultura Todo Dia

Sedes inicia pagamento da 2ª parcela do Auxílio Cultura Todo Dia

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.