A proposta de instalação de um Pólo Metal Mecânico em Camaçari para a manutenção de equipamentos industriais foi apresentada nesta terça-feira (09/03), ao prefeito Luiz Caetano, pelo engenheiro e autor do projeto, Francisco Monteiro Celso.
A idéia ainda prevê capacitação de mão-de-obra, com cursos de soldador, mecânico, eletricista, instrumentista, caldeireiro, torneiro, soldador, entre outros. Conforme Francisco Augusto, o Pólo Metal Mecânico projeta Camaçari como referência nacional na área de formação profissional.
O Município seria responsável pela formação das pessoas, que hoje não têm qualificação para ingressar no mercado de trabalho. A obra até contribui com o nascimento e crescimento de pólos em outros estados, acrescenta o engenheiro.
Durante a reunião com o prefeito, foi solicitada a área da antiga Central de Manutenção do Pólo (Ceman), pertencente ao Estado, para sediar o empreendimento. O terreno fica na rua Eteno, Pólo Industrial de Camaçari, vizinho a Petrobras Fafen.
Luiz Caetano informou que já manteve contato com o governador da Bahia, Jaques Wagner, para conversar sobre o investimento, e encaminhou as demandas ao secretário do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hélio Cortes.
O governador já sinalizou positivamente. Além disso, a proposta de implantação do Pólo Metal Mecânico casa com o foco da gestão para este ano, que é a capacitação de mão-de-obra. O secretário Hélio Cortes vai tomar as providências necessárias para firmar esta parceria, diz o prefeito Luiz Caetano.
PRÉ-SAL
O projeto atende demanda de serviços de manutenção, suprimento e inspeção industrial do país, principalmente para exploração da camada pré-sal. A implantação da unidade deve contar com apoio da Petrobras e empresas de manutenção, suprimento e inspeção.
O Pólo também vai apoiar as empresas do Pólo Petroquímico de Camaçari, Refinaria Landulfo Alves, em São Francisco do Conde, e Porto de Aratu, na Bahia de Todos os Santos.

Caetano discute a instalação do Pólo Metal Mecânico -