Camaçari pode ter escolas inseridas no programa Minha Casa, Minha Vida

Iwwa Agência
Publicado 29/09/2011 04:09:12

Construções de escolas serão inseridas dentro no programa Minha Casa, Minha Vida. O anúncio foi feito pelo governador Jaques Wagner, durante a entrega do Residencial Parque São Vicente, primeiro do programa federal a ser inaugurado em Camaçari. O prefeito Luiz Caetano, inclusive, expressou interesse em inscrever o Município no programa.

Antes de efetuar a inscrição, a Prefeitura vai realizar um estudo, através da Seduc (Secretaria da Educação), para identificar se a demanda dos moradores do Residencial Parque São Vicente é por uma escola do ensino fundamental I ou II. Além da unidade de ensino, o governo municipal vai implantar um ponto de ônibus em frente ao condomínio e fomentar a instalação de pequenos estabelecimentos comerciais no local. 

Feliz por entregar os primeiros 511 imóveis do Minha Casa, Minha Vida, para famílias com renda mensal de até R$ 1.395, o prefeito Luiz Caetano se mostrou satisfeito pelo fato do empreendimento ter contemplado 55 pessoas que estavam no auxílio-aluguel, sete pessoas que viviam nas ruas, 21 idosos e 21 pessoas com necessidades especiais.

As famílias foram isentadas do ITIV (Imposto Sobre a Transmissão de Intervivos), o que representa uma economia de R$ 1.500 para cada uma, assim como serão isentos de pagar o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) por cinco anos, segundo o prefeito. 

Caetano ainda ressaltou que “estas são as primeiras das 3.915 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida a serem entregues em Camaçari”. Na segunda-feira (03/10), o gestor municipal assina, na Superintendência da Caixa, em Salvador, o termo de adesão da segunda edição do programa habitacional, “para trazer mais imóveis populares para o Município”, finalizou.

Durante a cerimônia, o governador Jaques Wagner solicitou às famílias contempladas que paguem as prestações em dia para que o programa possa ser ampliado e contemple outras famílias.
“Lembrem-se que a prestação dos imóveis é mais barata do que o valor que vocês pagavam de aluguel”, frisou o governador.
Jaques Wagner ainda salientou que o Estado bateu recorde no Brasil, com mais de 110 mil unidades contratadas pelo Minha Casa, Minha Vida, e prometeu trabalhar para conseguir mais 150 mil habitações na segunda etapa do programa. 

Ao parabenizar o prefeito Luiz Caetano pela administração que prima pelo desenvolvimento da população, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, observou que o país só pode crescer quando se tem um presidente afinado com as causas sociais, bons governadores e bons prefeitos. 

O ministro ressaltou ainda a capacidade e competência da administração municipal em conseguir recursos do governo federal. “O que não é fácil, porque existe uma série de exigências, como estar adimplente, por exemplo”, observou. 

A cerimônia de entrega das 511 unidades do Residencial São Vicente foi acompanhada ainda pela secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, pelo superintendente regional da Caixa, Aristóteles Menezes Junior, deputados estaduais, secretários municipais, vereadores e gerentes regionais da Caixa.

                                                        CONTEMPLADOS

Mais do que diminuir o déficit habitacional do Município, as novas moradias vão melhorar ainda mais a qualidade de vida das pessoas que vivem em Camaçari. Ao receber as chaves do imóvel das mãos do prefeito Luiz Caetano, o Casal Maria e Francisco Santana realizou o sonho de ter uma casa própria e conquistar a tranqüilidade na terceira idade.

Depois de criar 21 filhos e ver a família crescer com a chegada de 40 netos e 20 bisnetos, o casal de aposentados não vai mais precisar morar na casa dos filhos. 

A catadora de material reciclável, Sulamita Cândido da Silva, 43 anos, declarou que a entrega do imóvel representa o início de uma nova vida. Ela, que morava com o marido e o filho de 10 anos em um barraco emprestado, feito com madeira e papelão, desmaiou de emoção no momento em que recebeu a ligação da Caixa informando que havia sido contemplada. 

“A casa própria é a realização de um sonho. No meio de milhares de pessoas eu consegui meu imóvel já na primeira etapa”, disse ao contar que agora tem a oportunidade de melhorar a qualidade de vida da família. “Eu morava em São Paulo e perdi a guarda de oito filhos porque não tinha um teto para morar. Agora, vou recomeçar minha vida e tentar reaver meus filhos”, revelou. 

Durante a cerimônia, o governador Jaques Wagner ficou encarregado de entregar as chaves do imóvel a Antônia Teles da Silva Neta, enquanto que o ministro das Cidades, Mário Negromonte, entregou as chaves à moradora Maria Creuza de Jesus e o superintendente da Caixa, Aristóteles Menezes Junior, deu as chaves da casa nas mãos de Josélia da Silva Santos.

Slideshow | 5 fotos

Camaçari pode ter escolas inseridas no programa Minha Casa, Minha Vida

Mais Notícias

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.