Um projeto habitacional para construção de uma Vila Sustentável com casas ecologicamente corretas destinadas à população carente e funcionários públicos foi apresentado aos secretários municipais na tarde desta quarta-feira (22/07), na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro.
A construção prevê Parceria Público-Privada (PPP), contrato de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa. Segundo a empresa ImageBrazil e Biosistemas Ambientais, autora do projeto, as 200 casas iniciais de dois e três quartos, banheiro, e cozinha teriam baixo custo de manutenção.
Os imóveis possuem ainda, sistema de energia solar e eólica, isolamento termo acústico com material reciclável e reciclado, tratamento de água e esgoto, inclusão digital para redução das contas de telefone, além de praças, cinemas, campo de futebol, e posto policial.
Segundo Marcelo Zanini, representante da empresa, o projeto resolve o problema habitacional e proporciona qualidade de vida à população, com condições adequadas de moradia. Desde abril, estamos construindo 900 unidades em Porto Alegre, com foco no funcionário público e 300 para a população de baixa renda. O resultado tem sido positivo garante.
Na opinião do diretor da empresa idealizadora do projeto, Eben Dias, Camaçari serve de exemplo para muitas cidades brasileiras, não só pela receita mas pela cultura, esporte e lazer que oferece gratuitamente a milhares de jovens na Cidade do Saber.
Para o secretário de Habitação do Município, Djalma Machado, a idéia tem tudo a ver com o pensamento do governo, principalmente com relação ao social. Ele não descartou a parceria, e vai sugerir ao prefeito Luiz Caetano uma ida ao Rio Grande do Sul para que possam ver de perto o funcionamento do projeto que poderá ser implantado na sede ou orla de Camaçari.

Secretários participam da apresentação do projeto -