Camaçari pioneira no REDESIM

Iwwa Agência
Publicado 24/08/2011 05:08:14

A cidade de Camaçari será pioneira na implantação da rede SIM (Sistema de Informações Municipais) na Bahia. Devido à importância econômica do Município e ao grau de estruturação interna da administração, a Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (SICM) do Estado e a Juceb (Junta Comercial do Estado da Bahia) selecionaram Camaçari para implantação do plano piloto do SIM, batizado no Estado como REGIN (Projeto de Registro Mercantil Integrado).

O programa possibilita maior agilidade no processo de aberturas e fechamento de empresas, que será feito em um único lugar e vai beneficiar não apenas o cidadão, mas também prefeituras, instituições e a Juceb. De acordo com a Junta, a meta é implantar o REGIN em 150 municípios baianos até 2013. As demandas das cidades selecionadas representam 90% do volume de documentos arquivados na Juceb.

Segundo o secretário da Fazenda de Camaçari, Paulo Cézar Gomes, a Prefeitura está concluindo o convênio de cooperação técnica com a Juceb para fazer a operacionalização do sistema no Município. A previsão é de que o REGIN entre em funcionamento no prazo de 30 a 60 dias, uma vez que “precisa fazer alterações na legislação e realizar os testes necessários no sistema”, esclarece o secretário.

Os detalhes finais da implantação no sistema em Camaçari foi tema da reunião realizada terça-feira (23/08), na sala de reuniões da Segov (Secretaria de Governo). Um novo encontro está marcado para o dia 30 de agosto, quando os técnicos das secretarias vão discutir a operacionalização do REGIN.

Participaram do encontro de terça (23/08) os secretários da Fazenda, Paulo Cézar Gomes, de Governo, Francisco Franco, do Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, da Saúde, Camilo Pinto, o superintendente de Comércio e Serviços da SICM, Adhvan Furtado, o presidente da Juceb, Carlos Henrique Martins, o presidente da Acec (Associação Comercial Empresarial de Camaçari), Luciano Sacramento, e o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Logista) de Camaçari, Pedro Failla.

 BENEFÍCIOS

De acordo com o Paulo Cézar Gomes, com o REGIN, a Juceb será o órgão integralizador dos documentos de abertura de uma empresa oriundos do município, do estado e da união. Além disso, as três esferas do governo podem utilizar a base de dados da Juceb para trocar informações, simplificando assim o processo de abertura, manutenção e fechamento de empresas.

O maior benefício para o cidadão será a agilidade e a possibilidade de acompanhar todo o processo pela internet. O empresário vai poder fazer a consulta sobre a viabilidade da empresa através do site da Juceb e verificar a documentação exigida pelos órgãos municipais, estaduais e federais, assim como o custo estimado para a abertura da empresa. Depois, é só entregar a documentação no escritório da Junta e acompanhar o andamento do processo pela internet.    

Slideshow | 2 fotos

Camaçari pioneira no REDESIM

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.