Camaçari pioneira no REDESIM

Iwwa Agência
Publicado 24/08/2011 05:08:14

A cidade de Camaçari será pioneira na implantação da rede SIM (Sistema de Informações Municipais) na Bahia. Devido à importância econômica do Município e ao grau de estruturação interna da administração, a Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (SICM) do Estado e a Juceb (Junta Comercial do Estado da Bahia) selecionaram Camaçari para implantação do plano piloto do SIM, batizado no Estado como REGIN (Projeto de Registro Mercantil Integrado).

O programa possibilita maior agilidade no processo de aberturas e fechamento de empresas, que será feito em um único lugar e vai beneficiar não apenas o cidadão, mas também prefeituras, instituições e a Juceb. De acordo com a Junta, a meta é implantar o REGIN em 150 municípios baianos até 2013. As demandas das cidades selecionadas representam 90% do volume de documentos arquivados na Juceb.

Segundo o secretário da Fazenda de Camaçari, Paulo Cézar Gomes, a Prefeitura está concluindo o convênio de cooperação técnica com a Juceb para fazer a operacionalização do sistema no Município. A previsão é de que o REGIN entre em funcionamento no prazo de 30 a 60 dias, uma vez que “precisa fazer alterações na legislação e realizar os testes necessários no sistema”, esclarece o secretário.

Os detalhes finais da implantação no sistema em Camaçari foi tema da reunião realizada terça-feira (23/08), na sala de reuniões da Segov (Secretaria de Governo). Um novo encontro está marcado para o dia 30 de agosto, quando os técnicos das secretarias vão discutir a operacionalização do REGIN.

Participaram do encontro de terça (23/08) os secretários da Fazenda, Paulo Cézar Gomes, de Governo, Francisco Franco, do Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, da Saúde, Camilo Pinto, o superintendente de Comércio e Serviços da SICM, Adhvan Furtado, o presidente da Juceb, Carlos Henrique Martins, o presidente da Acec (Associação Comercial Empresarial de Camaçari), Luciano Sacramento, e o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Logista) de Camaçari, Pedro Failla.

 BENEFÍCIOS

De acordo com o Paulo Cézar Gomes, com o REGIN, a Juceb será o órgão integralizador dos documentos de abertura de uma empresa oriundos do município, do estado e da união. Além disso, as três esferas do governo podem utilizar a base de dados da Juceb para trocar informações, simplificando assim o processo de abertura, manutenção e fechamento de empresas.

O maior benefício para o cidadão será a agilidade e a possibilidade de acompanhar todo o processo pela internet. O empresário vai poder fazer a consulta sobre a viabilidade da empresa através do site da Juceb e verificar a documentação exigida pelos órgãos municipais, estaduais e federais, assim como o custo estimado para a abertura da empresa. Depois, é só entregar a documentação no escritório da Junta e acompanhar o andamento do processo pela internet.    

Slideshow | 2 fotos

Camaçari pioneira no REDESIM

Mais Notícias

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (27) em Camaçari para todas as doses e públicos

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (27) em Camaçari para...

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Vila da Cultura atrai centenas de pessoas e valoriza tradição junina

Vila da Cultura atrai centenas de pessoas e valoriza tradição junina

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us