Camaçari participa do Conselho Nacional de Pesca

Iwwa Agência
Publicado 22/03/2010 02:03:28

Pela primeira vez na história, Camaçari terá representante no Conselho Nacional de Pesca e Aqüicultura (Conepe). A conquista traz facilidades para implantação de projetos e captação de recursos. Ajax Tavares, pescador e sindicalista há 44 anos, toma posse no dia 09 de abril, às 16h30, no Palácio Araguaia, em Palmas, estado do Tocantis.

“Vou ser o interlocutor do Município junto ao Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA) e instituições nacionais. Além disso, com a minha eleição não só Camaçari, mas todo o Brasil vai estar lá (Conepe). Agora represento 105 cooperativas nacionais de pesca e aquicultura, com mais de 800 mil cooperados”, diz Ajax Tavares, que anuncia para o dia seguinte à posse (10/04), uma reunião temática de instalação dos conselhos.

O conselheiro titular da entidade ainda informou que vai convidar o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hélio Cortes, para participar do encontro.

À frente do Conepe, Ájax Tavares propõe a defesa de propostas como, incentivo à pesca oceânica no Estado, criação de linhas específicas de pesquisa de repovoamento das espécies nativas brasileiras, facilidades no acesso ao crédito para os pescadores, além do estímulo a grandes empresas para cultivo da vegetação específica de cada região e posterior uso da madeira na reforma e construção de barcos.

O Conselho Nacional de Pesca e Aqüicultura é composto por 53 membros e tem mandato de dois anos.

HISTÓRIA
Ájax Tavares, 59 anos, é neto e filho de pescadores. Militante sindical desde os quinze anos de idade, o morador de Camaçari acumulou importantes funções.

O atual conselheiro nacional já foi diretor administrativo da Cooperativa de Pescadores de Camaçari (Coopesc), coordenador executivo da União das Cooperativas de Aquicultores e Pesca da Bahia (Unicopa) e membro do Fórum Estadual de Pesca. Atualmente também é o presidente da Colônia de Pescadores de Camaçari.

Para chegar ao Conepe, Ájax Tavares foi eleito em sucessivas etapas. Primeiro em assembléias da Coopesc, depois na Unicopa, que reúne 16 cooperativas baianas, e, em seguida o nome do líder municipal foi votado na Organização de Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb). Por fim, o nome de Ájax é levado a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).

O Conselho Nacional de Pesca e Aqüicultura é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem objetivo de representar, articular e fortalecer os segmentos da cadeia produtiva da pesca e aquicultura.

Foto:

Ajax Tavares toma posse no dia 09 de abril em Tocantins -

Mais Notícias

Mais 5 candidatos se classificam nas apurações do A Voz Kids

Mais 5 candidatos se classificam nas apurações do A Voz Kids

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (8)

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (8)

Prefeito Elinaldo deseja boa sorte à Seleção de Camaçari em disputa pelo Intermunicipal

Prefeito Elinaldo deseja boa sorte à Seleção de Camaçari em disputa...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us