Camaçari participa de encontro internacional

Iwwa Agência
Publicado 25/11/2011 02:11:46

O coordenador da UNIFAL (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme) de Camaçari, Tiago Novais, participa entre os dias 27 e 30 de novembro, do 2° Encontro Caribenho de Doença Falciforme. O evento acontece na Ilha Guadalupe, no Caribe.

Integrante do Comitê de Cooperação Internacional – Grupo de Assessoramento sobre a Doença Falciforme do Ministério da Saúde, Tiago Novais fará parte da delegação de 13 profissionais que estarão representando o Brasil no evento. Destes, apenas dois são da Bahia.

Uma das principais propostas do Encontro é melhorar a qualidade do atendimento oferecido às pessoas afetadas pela doença falciforme, através da criação de protocolos clínicos ou de padronização de diretrizes de cuidados adequados ao nível de desenvolvimento dentro de cada país e município.

Para Tiago Novais, um dos responsáveis pela implementação do Programa Municipal de Atenção à Pessoa com Doença Falciforme em Camaçari, a participação no evento será importante também para colaborar com o fornecimento de dados epidemiológicos sobre a doença falciforme e para formulação de novas políticas de saúde.

Camaçari foi à primeira cidade do Estado a implantar uma rede de atendimento e atenção às pessoas com doença falciforme. Antes, os pacientes precisavam buscar os serviços no Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia).

 UNIFAL

 Atualmente, o UNIFAL (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme), instalado no CUIDAR (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), em Camaçari, conta com 400 pacientes cadastrados que recebem atendimento de hematologista, assistente social, nutricionista e farmacêutico bioquímico.

Além de oferecer consultas e exames laboratoriais, a Unidade também encaminha os pacientes para exames e vacinas especiais, quando necessário.

 

 

Foto: Wendell Wagner

Tiago Novais partcipa de encontro internacional -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Defesa Civil e PM auxiliam moradores durante desocupação de imóvel

Defesa Civil e PM auxiliam moradores durante desocupação de imóvel

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.