Camaçari está empenhada em colaborar e implementar as ações integrantes do Plano Brasil Sem Miséria. A informação foi dada pelo prefeito Luiz Caetano, durante a abertura do II Encontro Estadual do Programa Bolsa Família, realizado nesta terça-feira (17/01), no Fiesta Convention Center, em Salvador.
Luiz Caetano disse que o trabalho realizado pelo governo federal é grandioso e pretende, realmente, erradicar a pobreza extrema do país. O gestor municipal afirmou que a Prefeitura já realiza diversas iniciativas na área, a exemplo do Programa de Superação da Pobreza Extrema de Camaçari.
Na ocasião, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, apresentou o Plano Brasil Sem Miséria aos presentes e falou das novidades e avanços do programa Bolsa Família e do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).
O governador Jaques Wagner falou que a Bahia possui mais de 2,4 milhões de pessoas em situação de extrema pobreza e que o governo do Estado, junto a União, tem um trabalho importante para oferecer melhores condições de vida para essa parcela da população.
Jaques Wagner pediu a colaboração de todos os prefeitos, gestores e entrevistadores do Bolsa Família para a organização do CadÚnico e o fortalecimento das ações nas cidades.
A ministra Tereza Campello informou que o governo federal quer que a Bahia seja pioneira nas ações do Plano Nacional e que o CadÚnico do Nordeste é o mais organizado do país.
Durante a explanação, ela apresentou algumas novidades do Bolsa Família, a exemplo do aumento do benefício de R$ 96,00 para R$ 119,00, ampliação no limite de filhos de 3 para 5 e inclusão dos benefícios variáveis Gestante e Nutriz.
O secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, informou que o Bolsa Família atende quase 2 milhões de pessoas no Estado e salientou a importância da busca ativa para cadastrar as famílias que possuem perfil para o benefício.
Presente no evento, a secretária do Desenvolvimento Social (Sedes) de Camaçari, Jailce Andrade, informou que o encontro é uma grande avanço para a consolidação das políticas públicas e programas sociais na Bahia. Em Camaçari, o Bolsa Família beneficia 24.738 famílias.
O encontro acontece até quarta-feira (18/01), com discussões sobre perspectivas e desafios do Cadastro Único (CadÚnico) e as ações do Bolsa Família alinhadas ao Plano Brasil Sem Miséria.
O evento contou com as presenças do senador Walter Pinheiro (PT), do ex-governador Waldir Pires, do secretário de Cidadania e Inclusão de Camaçari, Carlos Silveira, prefeitos, deputados federais e estaduais, vereadores, secretários estaduais, representantes da Caixa e do Ministério da Saúde, além de gestores dos programas sociais.