Camaçari participa de campanha mundial

Iwwa Agência
Publicado 19/10/2010 10:10:28

Um dos mais importantes cartões postais de Camaçari, a praça Desembargador Montenegro, ganhou cor rosa desde o último dia 10 e se transformou no marco da luta contra o câncer de mama no Município, que lançou na noite desta segunda-feira (18/10), a campanha Outubro Rosa.

Realizada pela primeira vez na cidade, a solenidade de lançamento contou com a presença do prefeito Luiz Caetano e foi aberta pela Banda Municipal de Camaçari (Bamuca) e pelo coral do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc), que deram um brilho especial ao evento.

A emoção tomou conta da noite com o depoimento de Valdelice de Souza, paciente do Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc), que contou sua história de luta e superação contra o câncer de mama.

“O Ceonc foi fundamental no meu processo de recuperação, pois lá encontrei além de bons médicos, bons amigos”. E acrescenta, “perdi uma mama, mas não perdi a vida”.

Segundo o secretário da Saúde, Camilo Pinto, a campanha só veio fortalecer ainda mais as ações de combate ao câncer de mama no Município.

Em discurso, o prefeito Luiz Caetano falou dos avanços na saúde e dos investimentos realizados no Município para oferecer conforto e comodidade à população.

“Quanto mais rápido e precoce o diagnóstico do câncer, menor é a chance de comprometimento dos outros órgãos e maior é a possibilidade de cura da paciente”, lembrou o prefeito.

Caetano aproveitou ainda para convidar os presentes para o lançamento da construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Gravatá, que acontece sexta-feira (22/10). A unidade será a segunda do tipo 2 no Município.

Idealizadora da campanha Outubro Rosa em Camaçari, a enfermeira e coordenadora do Ceonc, Luciana Jaqueline, fez um apelo às mulheres para que não deixem a saúde de lado e que façam, anualmente, consultas com o mastologista e ginecologista.

“A luta contra o câncer de mama em Camaçari já é real graças a implantação do Ceonc”. E conclui, “Camaçari se destaca por oferecer uma rede de assistência à saúde qualificada”.

Agraciada com uma faixa rosa, a madrinha da campanha em Camaçari, a presidente da Câmara Municipal, Luiza Maia, disse estar honrada com o convite e que fará jus ao título.

“Vou acompanhar de perto as ações da campanha e levarei o tema para debate na Câmara”, garantiu a vereadora.

 CAMPANHA

A partir desta terça-feira (20/10), na praça Desembargador Montenegro, a Secretaria da Saúde (Sesau) realiza trabalhos de conscientização junto à população, com distribuição de panfletos informativos. O estande vai permanecer até sexta-feira (22/10).

Nos dias 25 e 26 é a vez dos profissionais de saúde, que passarão por uma capacitação sobre a detecção precoce do câncer de mama.

Segunda-feira (25/10) o treinamento será voltado para os agentes comunitários e na terça (26/10) para os profissionais de nível superior.

Para atender a demanda da campanha Outubro Rosa, o departamento de regulação da Sesau realizará 1 mil mamografias.

Slideshow | 4 fotos

Camaçari participa de campanha mundial

Mais Notícias

Sesau inicia pesquisa de satisfação nas unidades de saúde

Sesau inicia pesquisa de satisfação nas unidades de saúde

Boletim Epidemiológico Semanal de Camaçari – 5 de outubro de 2022

Boletim Epidemiológico Semanal de Camaçari – 5 de outubro de 2022

Centro Educacional Senhor dos Passos recebe visita do Corpo de Bombeiros

Centro Educacional Senhor dos Passos recebe visita do Corpo de Bomb...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us