Camaçari participa de campanha mundial

Iwwa Agência
Publicado 19/10/2010 10:10:28

Um dos mais importantes cartões postais de Camaçari, a praça Desembargador Montenegro, ganhou cor rosa desde o último dia 10 e se transformou no marco da luta contra o câncer de mama no Município, que lançou na noite desta segunda-feira (18/10), a campanha Outubro Rosa.

Realizada pela primeira vez na cidade, a solenidade de lançamento contou com a presença do prefeito Luiz Caetano e foi aberta pela Banda Municipal de Camaçari (Bamuca) e pelo coral do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc), que deram um brilho especial ao evento.

A emoção tomou conta da noite com o depoimento de Valdelice de Souza, paciente do Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc), que contou sua história de luta e superação contra o câncer de mama.

“O Ceonc foi fundamental no meu processo de recuperação, pois lá encontrei além de bons médicos, bons amigos”. E acrescenta, “perdi uma mama, mas não perdi a vida”.

Segundo o secretário da Saúde, Camilo Pinto, a campanha só veio fortalecer ainda mais as ações de combate ao câncer de mama no Município.

Em discurso, o prefeito Luiz Caetano falou dos avanços na saúde e dos investimentos realizados no Município para oferecer conforto e comodidade à população.

“Quanto mais rápido e precoce o diagnóstico do câncer, menor é a chance de comprometimento dos outros órgãos e maior é a possibilidade de cura da paciente”, lembrou o prefeito.

Caetano aproveitou ainda para convidar os presentes para o lançamento da construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Gravatá, que acontece sexta-feira (22/10). A unidade será a segunda do tipo 2 no Município.

Idealizadora da campanha Outubro Rosa em Camaçari, a enfermeira e coordenadora do Ceonc, Luciana Jaqueline, fez um apelo às mulheres para que não deixem a saúde de lado e que façam, anualmente, consultas com o mastologista e ginecologista.

“A luta contra o câncer de mama em Camaçari já é real graças a implantação do Ceonc”. E conclui, “Camaçari se destaca por oferecer uma rede de assistência à saúde qualificada”.

Agraciada com uma faixa rosa, a madrinha da campanha em Camaçari, a presidente da Câmara Municipal, Luiza Maia, disse estar honrada com o convite e que fará jus ao título.

“Vou acompanhar de perto as ações da campanha e levarei o tema para debate na Câmara”, garantiu a vereadora.

 CAMPANHA

A partir desta terça-feira (20/10), na praça Desembargador Montenegro, a Secretaria da Saúde (Sesau) realiza trabalhos de conscientização junto à população, com distribuição de panfletos informativos. O estande vai permanecer até sexta-feira (22/10).

Nos dias 25 e 26 é a vez dos profissionais de saúde, que passarão por uma capacitação sobre a detecção precoce do câncer de mama.

Segunda-feira (25/10) o treinamento será voltado para os agentes comunitários e na terça (26/10) para os profissionais de nível superior.

Para atender a demanda da campanha Outubro Rosa, o departamento de regulação da Sesau realizará 1 mil mamografias.

Slideshow | 4 fotos

Camaçari participa de campanha mundial

Mais Notícias

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.