O Prêmio Polo de Incentivo à Educação 2012, uma iniciativa das empresas do Polo Industrial, através do Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), contará com a participação de 15 escolas da rede municipal de ensino de Camaçari.
O prêmio, focado na expressão oral, escrita e leitura da Língua Portuguesa, tem objetivo de estimular, reconhecer, socializar e divulgar as ações pedagógicas realizadas nas escolas públicas municipais, cujos resultados se revertam no desenvolvimento do aprendizado dos alunos.
Esta não é a primeira vez que Camaçari participa da iniciativa. Desde a criação, em 1999, várias escolas do Município encaminharam projetos ganhadores da premiação. As escolas inscritas na Edição 2012 iniciaram o processo de desenvolvimento dos projetos em maio e têm até outubro para a conclusão e aplicação.
Neste ano, uma das unidades de ensino inscritas, o Centro Educacional Monteiro Lobato, localizado no bairro Camaçari de Dentro, criou um projeto de estímulo das habilidades de oralidade, escrita e leitura, por meio de ferramentas artísticas.
De acordo com a coordenação pedagógica da escola, todos os 648 alunos regularmente matriculados participam do projeto. A unidade de ensino atende crianças de 4 a 12 anos, através da educação infantil e do ensino fundamental I.
De acordo com os organizadores do evento, serão selecionados cinco finalistas por município. A triagem é feita pela Comissão de Avaliação, formada por especialistas em Educação, que analisam os projetos a partir de seminários de acompanhamento, visitas às unidades e um relatório final.
Os projetos finalistas serão apresentados no dia 02 de outubro durante o Fórum de Experiências, que acontece no Teatro da Cidade do Saber, das 8h às 17h. As unidades escolhidas receberão um prêmio de R$ 3 mil, que deve ser convertido em materiais para implementação das ações previstas no projeto.
Além disso, os relatos dos projetos finalistas serão transformados em uma publicação, com o propósito de divulgar os trabalhos.
A premiação final acontece no dia 20 de novembro, às 14h, também no Teatro da Cidade do Saber. Na oportunidade serão contempladas duas escolas por Município, com o prêmio de R$ 10 mil para cada vencedora.

Estudantes participam do projeto educacional do Cofic -